Tempo de Leitura: < 1 minuto
A plenária do Senado aprovou, nesta segunda-feira (29), o projeto de lei 2033/2022, que determina a cobertura de tratamentos que estão fora do rol taxativo da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O texto foi aprovado após mobilização de ativistas do campo da deficiência. O texto segue para a sanção do presidente da República.
Após a aprovação, senadores assinaram uma camiseta da Mobilização Nacional contra o Rol Taxativo, entre eles Rodrigo Pacheco (PSD-MG), Romário (PL-RJ) e Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Entre ativistas do autismo participantes da mobilização, estavam a jornalista Andréa Werner e a advogada Carla Bertin.
Werner comemorou em seu Twitter. “Que dia, gente! Que dia! Só de pensar que estamos a poucos passos de devolver a dignidade para os usuários de planos de saúde e de barrar o colapso do SUS… eu estou feliz demais!”, afirmou.
Bertin usou seu Instagram para celebrar. Em um vídeo, disse que “foi muito legal ver tudo isso. Foi muito doido tudo o que aconteceu. Aqui estamos com um número pequeno de pessoas, mas a gente tá aqui representando milhões de pessoas que acreditaram nisso”, disse ainda de dentro do Congresso.