21 de março de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

‘Pedi imagens envolvendo TEA para a Inteligência artificial DALL-E 2’

Com o sucesso da minha experiência anterior (em que pedi para o Chat-GPT escrever um texto explicando o autismoveja aqui), desta vez pedi para a inteligência artificial (IA) DALL-E, também desenvolvida pela empresa OpenAI, que faz ilustrações com temáticas ligadas ao autismo.

DALL-E é um “robô” que faz imagens a partir de descrições textuais. A ideia desta experiência era não só testar o desempenho dessa IA, mas também analisar quais os “conceitos” a respeito de autismo e de pessoas autistas podem estar intrínsecos naquela tecnologia.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Meu primeiro pedido para o DALL-E foi que desenhasse uma ilustração sobre autismo. O resultado foi uma série de quatro imagens e todas tinham uma figura humana que lembrava um menino (provavelmente pelo espectro ter, em média, quatro meninos para cada menina, nos principais estudos científicos atualmente). Nas quatro o garoto vestia azul (cor estabelecida para a campanha de conscientização para iluminar cartões-postais do mundo todo no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 2 de abril). Detalhe: sempre uma criança, reforçando alguns estereótipos do autismo.

Em duas das imagens, há peças de quebra-cabeça colorido, símbolo universal que designa o autismo, criado na década de 1960 para demonstrar a complexidade daquela condição de saúde, apesar de alguns autistas preferirem utilizar o símbolo da neurodiversidade, o infinito colorido com o espectro de cores do arco-íris — aliás, a quarta imagem apresenta uma palavra colorida, “AUTM”, com variações de cores. Em todas há uma “tentativa” de mostrar a palavra autismo, com algumas variações, mas nenhuma com a grafia correta — talvez seja a manifestação da “intervenção criativa” da IA em sua “obra”.

Quando pedi para gerar fotos realistas, o resultado foi muito semelhante ao que descrevi anteriormente, crianças, meninos, quebra-cabeças, cores.

Arte + inteligência artificial

Há menos de um ano, em abril de 2022, a OpenAI anunciou o DALL-E 2, alegando que ele consegue  produzir imagens originais (inclusive fotorrealistas) a partir de descrições textuais, podendo combinar conceitos, atributos e estilos. No anúncio, o software foi declarado ainda em fase de pesquisa, com acesso limitado a usuários beta pré-selecionados. Com um nome que é a junção de WALL-E (robô personagem de um desenho futurista da Pixar, de 2008) e Salvador Dalí (importante pintor espanhol), a IA ainda pode cometer erros graves, incluindo erros que nenhum humano cometeria.

O link para acessar o DALL-E é openai.com/dall-e-2/.

Vídeo

Como na experiência anterior, gravei a minha tela para demonstrar todo o processo e também a velocidade com que a IA “desenhou” o que solicitei. Você pode ver o resultado no final deste texto (em imagens e em vídeo).

 

CONTEÚDO EXTRA

[Publicado originalmente no Portal da Tismoo]

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

2º Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior discutirá o direito à diferença

Mauricio de Sousa lança sua versão para o cartaz 2023 do Dia Mundial do Autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)