Tempo de Leitura: 2 minutos
O pesquisador e ativista Lucelmo Lacerda lança o livro Crítica à pseudociência em educação especial: Trilhas de uma educação inclusiva baseada em evidências. Distribuído pelo selo independente Luna Edições, a obra reúne reflexões teóricas do autor desenvolvidas ao longo dos últimos anos sobre a discussão da educação inclusiva.
Em entrevista a Agência Senado, o autor explicou que o debate sobre educação no Brasil esbarra em recursos financeiros, na adoção de práticas baseadas em evidências, mas também por perspectivas sobre a educação que, segundo ele, são discursos pseudocientíficos. “Uma forma que parte dessa corrente que a gente chama de inclusão total, é a ideia de que nós devemos matricular esses indivíduos na escola e que eles é que se adaptam a realidade escolar. Então a gente faz uma escola que seja aberta, que seja diversa e cada um se adapta conforme as suas particularidades. Portanto, a oferta que a escola faz é padronizada. Porque se a gente diferenciasse conforme a necessidade do indivíduo, isso seria alguma forma de exclusão”, disse ele.
Ao contrário do que ele chama de inclusão total, a educação inclusiva estaria centrada na individualização de processos. Ele também defende que um modelo de educação baseada em evidências está presente em diferentes países do mundo, por vezes contrastantes. “Isso você vai encontrar num país como Estados Unidos, um país mais rico, um país mais capitalista, e num país como Cuba, um país mais pobre, um país com uma interpretação mais de esquerda, num país como a Finlândia, China, qualquer lugar do mundo. Não é o tipo de decisão que está vinculada a uma perspectiva de direita ou de esquerda do mundo”, argumentou.
O livro está à venda online, com edição autografada e sem autógrafo.
CONTEÚDO EXTRA
Link para comprar o livro: https://lucelmobrito.mercadoshops.com.br/MLB-3311530633-livro-critica-pseudocincia-em-educaco-especial-_JM