13 de junho de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

Lançado em 2022 pela Avá Editora, o livro infantil “E quando um de nós é autista?”, escrito pela psicóloga Flaviana Martins e pela professora Gláucia Mendes, tem se destacado como uma importante ferramenta educativa nas escolas de todo o Brasil. A obra oferece uma narrativa sensível e acessível sobre o autismo, com o objetivo de promover a inclusão e a compreensão do transtorno do espectro do autismo (TEA) desde a infância. Escrito de forma a ser compreensível para crianças, o livro é amplamente elogiado por educadores e pais por sua capacidade de apresentar o tema do autismo de maneira inclusiva e respeitosa, facilitando discussões em salas de aula e promovendo a aceitação das diferenças.

As ilustrações do artista Edson Borges, feitas à mão com cores intensas e traços precisos, extrapolam a simples condição de ilustrar, tornando-se parte essencial da narrativa. Essas ilustrações ajudam a transmitir a percepção diferente do mundo que o autismo proporciona, promovendo uma compreensão mais profunda e empática entre os (pequenos e grandes) leitores. Com um belo prefácio do poeta Augusto Niemar, a aceitação do livro entre educadores e pais ressalta a importância de materiais didáticos de qualidade que abordem o autismo de forma positiva e construtiva, contribuindo para uma sociedade mais inclusiva e informada.

Publicidade
Genioo

Uma história inclusiva

Foi em casa, durante a pandemia de Covid-19, que Flaviana Martins teve a ideia de escrever um livro infantil.”Durante a pandemia, fui afastada do meu trabalho por ter Parkinson e, para ocupar meu tempo, comecei a fazer lives e divulgar informações sobre autismo no Instagram, o que cresceu muito. Sentindo que faltava algo, lembrei que em salas de aula sempre há uma criança inclusiva que ajuda as outras, especialmente as autistas. Assim, surgiu a ideia de escrever um livro para ajudar na inclusão dessas crianças. A personagem principal, Laura, representa todas essas crianças inclusivas que ajudam outras, mostrando às crianças típicas como entender e aceitar os autistas. O objetivo do livro é alcançar crianças e pais típicos, que geralmente têm menos conhecimento sobre autismo e suas características e necessidades, promovendo a compreensão desde a infância até a adolescência. Foi para esse público que escrevi”, relembrou a psicóloga Flaviana, que é especialista em TEA e tem graduação também em letras e pedagogia. Sua colega na autoria do livro, Glaucia Mendes da Silva é professora de língua portuguesa e literatura, doutora em estudos literários e mãe do Pedro Henrique, um garoto autista que está com 7 anos de idade.

Para quem quiser adquirir o livro, o perfil no Instagram da autora Flaviana Martins é @flavianamartins_psico ou pelo seu e-mail ([email protected]).

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Brasil apresenta políticas contra capacitismo em evento da ONU

Unmask Autism ganha edição em português

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)