Tempo de Leitura: 2 minutos
A gravação do Encontro de Autistas Adultos de Goiânia, ocorrido no dia 19 de agosto de 2023 no auditório da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas da capital goiana, agora está disponível na íntegra para ser assistida no YouTube. O evento reuniu autistas adultos, familiares e demais pessoas interessadas na pauta do autismo.
O vídeo está disponível no canal do Núcleo de Arte e Inclusão do Autista (Naia Autismo), associação de autismo goiana que, além de organizar o evento, promove iniciativas artísticas e terapêuticas para autistas adultos. Atualmente, mais de 58 adultos autistas recebem algum tipo de atendimento na instituição, além de 149 crianças/adolescentes e 29 mães.
O encontro também foi produzido em parceria com o podcast Introvertendo, que encerrou as atividades no ano passado. Sobre a iniciativa, o jornalista Tiago Abreu disse que o vídeo é uma forma de contemplar as pessoas que não puderam estar presentes no evento. “Foi o único evento de despedida do programa. Temos ouvintes em todo o Brasil e nem todo mundo podia se deslocar para Goiânia. Mesmo com o fim do Introvertendo, recebemos muitos pedidos para disponibilizar esse material que estava engavetado e graças ao Naia isso foi viabilizado”, afirmou.
Marcelo Oliveira, presidente do Naia, disse que os adultos autistas que frequentam a associação já ouviam o Introvertendo. “Muitos deles não conheciam pessoalmente os integrantes do podcast. A turma conheceu uma galera que ouvia só em áudio, e o debate aberto deu oportunidade de eles explorarem muitas das suas curiosidades, foi muito rico, foi massa”, afirmou.
Assista:
Podcast no YouTube
Além do lançamento do evento, a equipe do podcast Introvertendo disponibilizou o feed do programa no YouTube Music, em seu recurso para podcasts. Sobre isso, Tiago Abreu justificou a demora. “Poderíamos ter feito isso com o programa ainda ativo, mas tínhamos algumas preocupações sobre o funcionamento desse recurso e acabamos por postergar. Em julho, em comum acordo com os meus colegas, o canal que era do podcast se transformou em um canal individual meu, e acabamos por aproveitar o momento e completar a distribuição”, disse.
O programa, cujo acervo foi produzido e mantido pela Superplayer & Co, agora passa a ser preservado com o apoio da Tismoo.me. “O podcast acabou, mas continuamos fazendo tudo o que for possível para manter o legado do Introvertendo vivo para os próximos anos”, completou.
A versão podcast do Introvertendo no YouTube pode ser conferida a partir da seguinte playlist (agora, no canal Tiago Abreu):