Tempo de Leitura: < 1 minuto
O teólogo Daniel Guanaes abordou a inclusão de autistas em igrejas evangélicas brasileiras em um artigo de opinião publicado na Folha de S.Paulo nesta terça-feira (1). No texto “O que as igrejas evangélicas nos ensinam sobre inclusão de autistas?“, o autor argumenta que igrejas evangélicas têm discutido cada vez mais a inclusão de pessoas autistas e que a preocupação com o acolhimento de autistas trouxe famílias de volta aos templos.
Segundo o autor, no passado, famílias enfrentavam olhares de julgamento e falta de compreensão nas igrejas. Nesse sentido, palestras nas igrejas ajudaram a aumentar a compreensão sobre autismo e comportamentos como estereotipias e sensibilidades sensoriais. Além disso, pequenos gestos, como ajustar o som e oferecer abafadores, demonstram maior atenção às necessidades de autistas.
Ele argumentou também que “Parte dessa transformação nas igrejas é resultado do investimento de editoras evangélicas em publicações sobre o tema. Um exemplo é o livro ‘No Espectro: Autismo, Fé e o Dom da Neurodiversidade’, de Daniel Bowman Jr. Recém-lançado pela Editora Quitanda, a obra do professor universitário, diagnosticado aos 35 anos, ajuda cristãos a reconhecer e valorizar as diferenças cerebrais como partes essenciais da diversidade humana”, afirmou.