Tempo de Leitura: < 1 minuto
O portal Christian Courier publicou, em outuibro, a reportagem Thriving on the Spectrum. O texto aborda como diferentes espaços no Brasil, incluindo escritórios, universidades e estádios, estão se tornando mais acolhedores para pessoas autistas.
Entre os exemplos citados pelo Christian Courier, um deles é o escritório da deputada estadual Andréa Werner (PSB-SP), que foi diagnosticada com autismo após ser eleita em 2022. Werner implementou diversas adaptações em seu ambiente de trabalho para acomodar as necessidades de sua equipe.
“Além de mim, o chefe da minha equipe jurídica e meu chefe de comunicações são autistas. Há pessoas que trabalham comigo que têm doenças raras, são pais de pessoas com deficiência ou têm outras características que exigem algum tipo de acomodação. Com isso em mente, temos várias frentes de atuação para garantir que as pessoas se sintam confortáveis”, disse ela.
A reportagem também destaca o aumento no número de diagnósticos de autismo, tanto em crianças quanto em adultos, e as dificuldades enfrentadas por pessoas que recebem o diagnóstico tardiamente, como Werner. Além dos desafios no ambiente de trabalho, o texto aborda o apoio educacional para estudantes autistas no Brasil.
Além disso, também é abordada a inclusão em ambientes esportivos, com destaque para a iniciativa do time de futebol paulista Corinthians, que, em 2019, inaugurou uma sala especial no estádio Neo Química Arena para pessoas autistas assistirem aos jogos.