Tempo de Leitura: 3 minutos
Com todo o material 100% gratuito, a Revista Autismo lançou neste mês de fevereiro uma campanha nacional para o Dia Mundial de Conscientização do Autismo 2020, com o tema: “Autismo: Respeito para todo o espectro”.
Em 2020, pela primeira vez, a comunidade envolvida com a causa do autismo no Brasil todo segue, unida, em uma campanha nacional para celebrar a data e conscientizar, usando a hashtag #RESPECTRO nas redes sociais (união das palavras “respeito” + “espectro”). As caminhadas e manifestações, na medida do possível, deverão estar concentradas nos dias 4 e 5 de abril de 2020.
O objetivo desta campanha é conscientizar as pessoas a respeito do autismo. É uma mensagem da comunidade ligada ao autismo para toda a sociedade (de dentro para fora). Portanto, vamos usar a palavra espectro no tema para conscientizar a população a respeito das enormes diferenças do autismo em cada pessoa, do grande espectro de variedade em relação à maneira como o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) afeta cada indivíduo.
Material
Todo o material pode ser obtido no site campanha.RevistaAutismo.com.br para ser usado sem restrições. Lá, há incluive modelos de ofícios para enviar a escolas e empresas para que vistam azul no 2 de abril; e até mesmo para prefeituras iluminarem de azul os prédios e monumentos da cidade.
A campanha é para todo o Brasil, de uso irrestrito e gratuito por parte de qualquer pessoa ou instituição interessada em divulgar informação sobre autismo. Todo o material está em duas versões com e sem a marca da Revista Autismo, para que qualquer um, mesmo que não queira citar o nome da revista (por qualquer motivo), possa integrar a campanha e unir forças para fazermos uma conscientização nacional muito mais efetiva.
A campanha foi toda criada sem nenhum custo pela agência The White, de Manaus (AM), que apoiou a causa e deu sua contribuição à causa.
Dia Mundial
A ONU (Organização das Nações Unidas), no fim de 2007, definiu todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (no original em inglês: World Autism Awareness Day), quando cartões-postais de todo o planeta se iluminam de azul — no Brasil, o mais famoso é o Cristo Redentor — para lembrar a data e chamar a atenção da mídia e da sociedade para o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).