28 de abril de 2025

Tempo de Leitura: 2 minutos

A 12ª edição da caminhada pela conscientização do autismo foi realizada ontem (27.abr.2025) na praia do Leblon, zona sul do Rio de Janeiro (RJ), com o tema da campanha nacional: “Informação gera empatia, empatia gera respeito”. O evento reuniu milhares de famílias e contou com apresentações da banda dos Fuzileiros Navais e interação com cães da Polícia Militar. A fundadora do grupo O Mundo Azul, Denise Fonseca, destacou a importância de acolher mães de pessoas autistas, enquanto representantes do poder legislativo presentes enfatizaram a necessidade de promover avanços na educação inclusiva e na capacitação de profissionais de saúde. A TV Record fez a cobertura do evento.

Durante a programação, houve a distribuição de água, cordões de identificação, balões biodegradáveis, viseiras, cards de aperitivo, mudas de plantas, squeezes personalizadas, pipoca, camisas e brindes para pets. A caminhada também contou com quiz interativo com entrega de brindes, sorteios, atividades lúdicas, pedagógicas e físicas, além de apresentações musicais, apresentação da Banda Marcial do Corpo dos Fuzileiros Navais, Painel de Recordações para fotos, mural de mensagens, feira de adoção responsável de animais e presença da Ouvidoria do Ministério Público Itinerante. Houve ainda agendamento para emissão de carteiras de identidade e vacinação contra gripe e sarampo. Também participaram o Batalhão de Cães da PMERJ e o Batalhão de Polícia Montada. A organização estima um público de aproximadamente cinco mil pessoas, superando o número de participantes do ano anterior.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Conscientização, empatia e inclusão

A caminhada teve como objetivo principal aumentar a conscientização pública sobre o autismo, promover a empatia e incentivar políticas públicas voltadas à inclusão. O encontro evidenciou a força da união entre famílias, profissionais e a sociedade na construção de um ambiente mais acolhedor para pessoas dentro do espectro. Outro ponto importante destacado foi a necessidade da inclusão de autistas no mercado de trabalho. “Temos um contingente enorme de autistas adultos capacitados, com formação qualificada, mas alijados do mercado de trabalho. É preciso olhar para esses autistas adultos”, alertou Denise Fonseca, uma das organizadoras da caminhada, mãe de autista e ativista pela causa.

Para quem quiser, há mais informações na reportagem de Renata Igrejas, da TV Record, no site R7 (neste link) ou no vídeo abaixo.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Pesquisa da USP investiga participação de familiares de pessoas autistas na divulgação científica

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)