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Janielli Oliveira, bancária e mãe de uma criança autista de 3 anos, fez uma publicação em suas redes sociais queixando-se que seu filho e a babá foram expulsos de um carro por um motorista de Uber em Rio Branco, capital do Acre na última sexta-feira (21) e o caso foi divulgado pelo G1.
Ela afirmou que o conflito teria se iniciado quando a criança entrou no carro. O motorista teria dito “ei, cuidado com os pés” e a babá, em seguida, teria dito que era para o motorista dizer com calma, porque a criança era autista. Ele, então, mandou os dois descerem do carro e cancelou a corrida.
Depois disso, a Uber enviou um email para Janielli com a justificativa de que a corrida foi cancelada porque a criança não usava máscara, apesar da legislação que desobriga o uso de máscaras para autistas. Além disso, a bancária também questionou o fato da babá estar, sim, usando máscara.
“Então, temos dois pontos: o primeiro do Uber ter mentido, porque, inclusive, minha câmera de segurança mostra a babá entrando e saindo do carro usando máscara. Outra que a empresa Uber precisa fazer um ajuste no aplicativo, porque e se eu fosse autista e não usasse máscara, eu não ia pegar um Uber? Porque eu só iria conseguir solicitar se tirasse selfie comprovando que estava usando máscara”, disse ela.
Logo depois, a Uber lançou um comentário afirmando que “possui uma política de tolerância zero a qualquer forma de discriminação em viagens pelo aplicativo” e que o motorista em questão teve a conta encerrada no aplicativo da plataforma.