Tempo de Leitura: < 1 minuto
Em evento promovido na última segunda-feira (19), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, anunciou a criação de três centros de referência macrorregionais sobre autismo no estado, nos municípios de Cachoeira do Sul, Pelotas e Santa Rosa. No mesmo evento, também foram entregues as primeiras unidades da Ciptea (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro do Autismo) do Rio Grande do Sul.
A proposta de se criar centros especializados em autismo foi primeiro anunciada em abril de 2021, em um evento de Leite com ativistas da comunidade do autismo, como Marcos Mion e Willian Chimura. Os centros fazem parte da política estadual voltada ao autismo, também chamada de TEAcolhe.
“Essa política pública significa apoio financeiro, tanto para implantação inicial quanto custeio mensal, totalizando alguns milhões de reais anuais investidos pelo governo para ajudar a sustentar esse atendimento especializado que estamos criando e, assim, articularmos uma verdadeira rede, que jogue junto, por todo o Estado, em favor desta população”, disse o governador, em nota oficial divulgada.