Tempo de Leitura: 2 minutos
O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com conversas sobre autismo, lançou nesta sexta-feira (20) o seu 183º episódio, chamado “Atypical”. O episódio foi conduzido pela engenheira Thaís Mösken, a arquiteta Carol Cardoso, o jornalista Tiago Abreu e o analista de sistemas Paulo Alarcón, todos autistas, e visou apresentar uma análise retrospectiva sobre as quatro temporadas da série Atypical, encerrada em julho deste ano.
Um dos pontos destacados pelos podcasters é o desenvolvimento do relacionamento entre as personagens Casey (Brigette Lundy-Paine) e Izzie (Fivel Stewart). “Pra ser sincera, eu acho que a coisa que eu mais gosto dessa série é justamente esse relacionamento. Tanto que quando eu fui receber meu diagnóstico, a minha psicóloga perguntou se eu conhecia essa série pra introduzir o assunto comigo. E ela perguntou se eu me identificava e eu falei que eu me identificava mais com a irmã dele do que com ele e isso eu achei muito interessante”, disse Carol Cardoso.
Apesar disso, também houveram críticas pontuais em relação ao roteiro e certos arcos da série, como o relacionamento de Sam (Keir Gilchrist) e Paige (Jenna Boyd), o caso extraconjugal de Elsa (Jennifer Jason Leigh) e uma cena de crise envolvendo Sam e policiais. “Atypical é essa coisa limpinha. É aquela família que tem os seus dramas, mas ao mesmo tempo é super compreensiva e a gente sabe que pra muitos autistas adultos não há essa compreensão, as famílias não são tão bem estruturadas nesse sentido. Em Atypical tudo acaba bem. Não tem nada que dê totalmente errado (risos)”, afirmou Tiago Abreu.
O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.