Tempo de Leitura: < 1 minuto
Há alguns anos, circulam rumores de que Satoshi Tajiri, fundador da Game Freak e criador de Pokémon, seria autista diagnosticado com a Síndrome de Asperger. Até a BBC News chegou a publicar um texto a respeito com base no texto de uma pessoa autista do site The Art of Autism. No entanto, Yuri Sakurai, assessor da Game Freak, veio a público para afirmar que se trata de uma fake news.
Em um email divulgado publicamente pelo Asperger-syndrome.me.uk, Yuri Sakurai solicitou que todas as associações de Satoshi com o autismo são incorretas e que deveriam ser removidas. “Tajiri não tem autismo e síndrome de Asperger. E eu gostaria de perguntar a você, qual é essa fonte de notícias? Temos um problema sobre este assunto”, disse ele.
Os rumores são tão significativos que até artigos sobre Satoshi Tajiri na Wikipédia (em idiomas como inglês e português) mencionavam o autismo. A divulgação do email de Yuri, que é do alto escalão da empresa, colocou um ponto final na discussão e fez com que editores na Wikipédia removessem a informação incorreta.
A suspeita de que o autismo de Satoshi fosse fake news não é novidade. Em 2020, ao lançar o episódio 114 – Pokémon, a equipe do podcast Introvertendo, que é feito somente por autistas, afirmou que provavelmente o diagnóstico não existia e era apenas uma afirmação feita por uma pessoa autista fã de Pokémon. “É uma lenda urbana do tipo que a gente falou no episódio anterior sobre o Messi”, afirmou Tiago Abreu na época.
Ouça o episódio: