1 de março de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

Fundado pelo casal Emiliano e Elyse Matos, de Curitiba, o Instituto Ico Project nasceu da vontade de transformar em legado social a adversidade que viveram quando do diagnóstico de autismo de seu filho mais velho, Enrico (o Ico). 

Com o ambicioso propósito de eliminar os estigmas na sociedade em relação à pessoa com deficiência, especialmente à pessoa autista, o Instituto Ico Project busca atingir esse propósito através de conhecimento e capacitação.. 

Publicidade
Genioo

Para isso, o Instituto buscou parcerias pioneiras com a fundação americana Autism Speaks e com a Organização Mundial da Saúde que visam implantar, na saúde pública de Curitiba, um programa de treinamento de pais de crianças de 2 a 9 anos que tenham atraso no desenvolvimento. 

O papel do Instituto Ico Project é financiar a implementação dessa política pública e coordenar sua estruturação e capilarização para as unidades de saúde primárias. É um programa desenhado para ser executado por não especialistas, e isso o torna de amplo impacto social em curto prazo, exigindo baixo investimento financeiro. 

O programa está em estágio piloto de validação metodológica em mais de 30 países e, no Brasil, sua realização foi conferida ao Instituto Ico Project que está iniciando a última fase de implantação. A ideia é que após finalizada a fase piloto o programa possa ser disseminado para atingir os segmentos da população com índices mais elevados de vulnerabilidade social. 

As metas do programa de treinamento de pais da OMS são aumentar as habilidades da criança, formar redes de apoio, ensinar aos pais/cuidadores formas eficazez de estimular suas crianças de modo a aumentar as chances de melhora em seus déficits de desenvolvimento. A metodologia foi desenhada para que se possa atuar nos mais diversos contextos econômicos e sociais. 

O programa estabelece nove encontros presenciais em grupos de oito famílias e três visitas domiciliares. Portanto, trata-se de um programa global que pode ser individualizado na medida em que pode ver o contexto familiar dos envolvidos. 

Além da implantação do Programa de Treinamento da OMS, o Instituto promove dinâmicas de sensibilização em empresas, capacitação de equipes para o atendimento da população autista, congressos científicos e a execução de espaços de acomodação sensorial. 

Com apenas 2 anos de existência, o Instituto Ico Project coordena, nacionalmente, um movimento que unifica mais de 50 associações em todo o país — movimento Capricha na Inclusão — e busca práticas baseadas em evidência na saúde e na educação. 

O lema é “pensar diferente muda o mundo”. Assim, queremos convidá-la(o) a pensar e agir diferente para transformar o mundo conosco! 

COMPARTILHAR:

É advogada, mestre em direito francês, europeu e do comércio internacional pela Sorbonne Université (Paris II), certificada em empreendedorismo e inovação pela Stanford University, fundadora do Instituto Ico Project, coordenadora do programa de treinamento de pais (CST) da OMS  no Brasil e membro da coordenação do movimento Capricha na Inclusão.

Lugar de autista é em todo lugar!

Crítica Cultural: Nosso Jeito de Ser (As We See It)

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)