21 de agosto de 2024

Tempo de Leitura: < 1 minuto

A Editora Científica publicou o artigo “Sentir-se sufocada é bastante feminino: a representação das mulheres autistas em A Orquestra dos Inocentes Condenados“, de minha autoria. Então, nesta crítica literária, observo quais recursos a escritora Milena Martins Moura utilizou para compartilhar as experiências do autismo sob uma ótica feminina e por meio da poesia.

Artigo sobre a representação das mulheres autistas em A Orquestra dos Inocentes Condenados, de Sophia Mendonça

Publicidade
Matraquinha

Para tanto, pesquisei autores que abordam temas como a literatura de testemunho, a poética autista e a noção de contemporâneo na literatura. Dessa forma, observei o olhar crítico da poetisa em relação à falta de acessibilidade e preparo médico na literatura.

Além disso, identifiquei a noção de apagamento e camuflagem social como centrais às reflexões que a obra evoca. Com isso, percebi como as escolhas na composição dos poemas pela escritora podem evidenciar vivências recorrentes em mulheres autistas que não parecem tão comuns nos relatos das pessoas em geral. E nem mesmo na representação do autismo por personagens masculinos.

Onde ler o artigo?

Assim, o texto pode ser acessado aqui. Aliás, ele é fruto de uma disciplina do doutorado ministrada pelo meu orientador, o prof. Dr. Gustavo Ruckert, sobre poesia brasileira contemporânea. E integra o livro “Diâlogos sobre interseccionalidade e saúde mental”.

COMPARTILHAR:

Jornalista, escritora, apresentadora, pesquisadora, 24 anos, diagnosticada autista aos 11, autora de oito livros, mantém o site O Mundo Autista no portal UAI e o canal do YouTube Mundo Autista.

2º Congresso Doenças Raras, Autismo e Educação será realizado no Rio de Janeiro  

Espetáculo de dança em BH aborda autismo

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)