5 de agosto de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

A prática de exercícios físicos traz grandes vantagens para a saúde das pessoas a longo prazo, podendo também auxiliar no desenvolvimento saudável de pessoas autistas.

As atividades físicas trazem benefícios a todos que as praticam. Elas ajudam a prevenir o desenvolvimento de diversas doenças e a controlar condições já desenvolvidas, como diabetes e hipertensão, além dos benefícios à saúde mental. 

Publicidade
Genioo

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), qualquer movimento corporal produzido pelos músculos que gastem energia é considerado atividade física. A falta da mesma é uma das principais causas de doenças crônicas.

Para autistas, a realização de exercícios físicos pode trazer benefícios para além da saúde física, como melhora e desenvolvimento de habilidades sociais, promoção da autonomia e da independência, controle das estereotipias e das suas emoções.

Social

Durante a prática de exercícios a pessoa autista tem a oportunidade de trabalhar em equipe com os colegas a fim de atingir o objetivo definido pela atividade. Dessa forma, acaba por interagir com os participantes praticando sua comunicação, trabalhando sua autonomia, controle e manejo de suas emoções.

Adaptações para incluir

Para promover a inclusão da pessoa com TEA na prática de atividades físicas, podem ser feitos alguns ajustes simples, como:

  • Reduzir luzes fortes;
  • Diminuir ruídos no ambiente;
  • Colocar roupas confortáveis;
  • Utilizar equipamentos com texturas confortáveis. É possível reduzir o desconforto utilizando um pano ou toalha sob o equipamento no qual a pessoa demonstra maior desconforto ao toque;
  • Pausas nas atividades para absorção sensorial. É interessante que isso aconteça em um ambiente com menos estímulos visuais e sonoros.

É importante que a prática sempre aconteça com o apoio de um profissional.

Tismoo.me

Referências: 

 

(Originalmente publicado no Portal da Tismoo)

COMPARTILHAR:

A TISMOO.ME é uma startup de saúde e tecnologia que está melhorando a saúde e o bem-estar das pessoas autistas e de suas famílias. Além disso, a empresa criou uma inteligência artificial especializada em autismo, o Genioo, para você tirar suas dúvidas sobre o tema — faça um teste criando seu usuário grátis em: app.tismoo.me. Toda semana publicamos no Canal Autismo / Revista Autismo um artigo sobre a saúde da pessoa autista, acompanhe aqui e nos siga nas redes sociais.

Servidores de Goiânia com dependentes autistas ganham direito a home office

USP apresenta pesquisa sobre terapia mediada por pais de autistas

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)