Tempo de Leitura: < 1 minuto
Aos 2 anos de idade, Carly Fleischmann foi diagnosticada com autismo severo, com comprometimento quase completo da fala. Aos 11, sem nunca ter sido ensinada a ler e escrever, digitou no computador as palavras “dor” e “socorro”. Depois disso, os seus pais começaram um processo de incentivo para que Carly se comunicasse e hoje, aos 25 anos, ela se comunica através de um software de computador. Carly ganhou voz através da tecnologia!
Inspirado por essa história, criei, juntamente com a minha sócia, Joyce Rocha, a iniciativa “Autismo Tech”. Como primeira ação oficial vamos promover no mês de maio um hackathon com foco em pensar em formas tecnológicas de incluir as pessoas com autismo no mercado de trabalho.
Esse tipo de competição é muito comum na área de TI, principalmente no meio acadêmico. Em setembro de 2018, a Fiap (Faculdade de Informática e Administração Paulista) organizou, em parceria com o Hospital Pinel, a “1ª Challenge Autismo”, competição que teve como objetivo encontrar soluções para integrar a comunidade autista na sociedade. Como participante daquele hackathon (como é chamado esse tipo de competição), fui premiado com o segundo lugar. Foi realmente uma experiência incrível.
Inspirados por aquele iniciativa, em parceria com a Fiap, faremos o “Hacka Autismo Tech”, nos dias 9, 16 e 17 de maio próximo, na Fiap Aclimação, em São Paulo (SP).
A ideia desse novo hackathon é reunir os mais diversos perfis de pessoas, como programadores, designers, pessoas de negócio, marketing e familiares, sempre colocando a pessoa com autismo no centro da resolução do problema.
A programação detalhada, juntamente com as premiações, será divulgada em breve. Para mais informações, acesse o site autismotech.com.
Hacka Autismo Tech
Site: autismotech.com
Datas: 09, 16 e 17.maio.2020
Local: Fiap Aclimação – Av Lins de Vasconcelos, 1264 – São Paulo, SP