13 de outubro de 2022

Tempo de Leitura: < 1 minuto

Recentemente, a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo lançou um formulário teste, desenvolvido em parceria coma a Secretaria de Inovação e Tecnologia (responsável pelo número 156), para detectar possíveis dificuldades no preenchimento do formulário de pedido da CIPTEA, dentre outras demandas que possam surgir durante a fase de testes.

A CIPTEA, ainda que haja a possibilidade do RG com CID válido em todo território nacional, pode ser uma alternativa aos jovens que não queiram seu documento de identidade “laudado”.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Segundo informações da própria SMPD, será possível solicitar via on-line a carteira de identificação da pessoa com transtorno do espectro autista (CIPTEA) após a fase de pesquisa tanto pelo site da secretaria quanto pelo 156, Portal de Atendimento de Serviços On-line da Prefeitura de São Paulo.

No 156 é possível solicitar o cartão de estacionamento de PcD, pela aba transporte e em seguida, estacionamento. O ATENDE também se encontra na aba de Transporte.

Ainda no 156 de acessibilidade, você pode solicitar o bilhete único para PcD entre outras informações relacionadas à acessibilidade.

Esperamos que a fase de testes seja breve para que muitas pessoas possam se beneficiar do documento.

COMPARTILHAR:

É psicóloga clínica, terapeuta de família, diretora do Centro de Convivência Movimento – local de atendimento para autistas –, autora de vários artigos e capítulos de livros, membro do GT de TEA da SMPD de São Paulo e membro do Eu me Protejo (Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes 2020, na categoria Produção de Conhecimento).

Sobre infâncias divergentes

‘Venho aqui como cliente desde criança’, diz jovem autista funcionário de loja de brinquedos

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)