1 de dezembro de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

No post do TikTok de @olhardelucca, a mãe de Lucca, Michele Berchielli (@micheleberchielle) fala sobre a seletividade alimentar de seu filho.

Lucca só toma um tipo de suco, de caixinha e adora a ilustração da marca. É um moranguinho de ponta cabeça que lembra uma água viva. Esse é o suco do Lucca, o da água viva.

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Recentemente, a Coca-Cola mudou a embalagem do suco.  Michele relata que tentaram de tudo, mas sem a “água viva”, Lucca não toma o suco. Aliás, Lucca ficou sem opções de líquido em sua dieta.

Quem vive a seletividade alimentar sabe que não é brincadeira. Quando ainda era estudante, perdoem-me se já contei esse fato aqui, conheci uma menininha autista chamada R. que só comia lanche ‘mirabel’ de morango e só tomava Danone de morango. Só. Na época, autismo era o clássico: flapping, rocking, não oralizado e extremamente rígidos. O ‘tratamento’ era focado nos prejuízos e na eliminação das estereotipias. Bem, o médico de R. pede que os pais deixem a criança sem comer sua dieta. Segundo ele: ela vai acabar comendo outra coisa porque ficará com fome.

Resultado? Os pais flagram a criança arrancando seu cabelo e comendo para saciar sua fome.

Seletividade alimentar não é brincadeira. É temática de estudo e de muita paciência para que a criança se proponha a descobrir novos sabores, novas experiências visuais e olfativas.

Voltando ao nosso Lucca; sua mãe escreveu para a Coca-Cola solicitando endereços de onde ainda poderia encontrar o suquinho com a embalagem anterior.

E que surpresa, minha gente. A Coca-Cola enviou para ela uma capa de Neoprene com a embalagem antiga para que ela pudesse experimentar nas outras embalagens e ver se Lucca aceitaria.

Sim, deu certo.

O que dizer de uma empresa dessa? O que dizer dessa mãe que não se acomodou?

Presença, comunicação, criatividade gerando acessibilidade. Precisamos fazer essas noticias circularem para despertar em mais empresas que com atenção e boa vontade, muita coisa pode ser mudada. O custo dessa ação para a empresa? Nada. Apenas cabeças empáticas pensantes.

É possível! Vamos lá fazer o mundo mudar.

@olhardelucca #autismo #inclusão #cocacola #foryoupage #foryou #gratidao #dellvalle #marcosmion @Michele Berchielli @Autismo BR ♬ som original – OLHAR DE LUCCA 💙🧩

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É psicóloga clínica, terapeuta de família, diretora do Centro de Convivência Movimento – local de atendimento para autistas –, autora de vários artigos e capítulos de livros, membro do GT de TEA da SMPD de São Paulo e membro do Eu me Protejo (Prêmio Neide Castanha de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes 2020, na categoria Produção de Conhecimento).

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