Tempo de Leitura: 2 minutos
A Organização Mundial da Saúde (OMS), em parceria com a Autism Speaks, maior instituição mundial sobre autismo, possui um curso grátis para ensinar habilidades para pais e cuidadores de autistas.
O curso faz parte do programa de treinamento de habilidades de cuidador, com a proposta de ensinar habilidades necessárias para apoiar o crescimento e o desenvolvimento de uma criança autista.
O programa parte da premissa que em todo o mundo, muitas crianças com autismo ou transtornos de desenvolvimento não têm acesso a cuidados e intervenções de qualidade. Para ajudar essas famílias, a OMS com o apoio da Autism Speaks, desenvolveu o Caregiver Skills Training (CST) (que em tradução livre significa: treino de habilidades para cuidadores).
Sem nenhum custo para as famílias, o programa CST é baseado em evidências científicas em saude, e ensina aos pais e cuidadores as habilidades do dia a dia para ajudar seus filhos a atingir seu pleno potencial.
Os cuidadores são ensinados a usar as brincadeiras diárias e as rotinas domésticas como oportunidades para desenvolver a comunicação, o envolvimento, o comportamento positivo e as habilidades da vida diária de seus filhos.
Os pais e cuidadores também aprendem habilidades essenciais de resolução de problemas e autocuidado para aumentar a confiança, reduzir o estresse e melhorar seu bem-estar geral – enquanto aprendem como melhor apoiar seus filhos.
Importante salientar que o curso é todo em inglês, no entanto é possível assistir o curso por meio da tradução automática do texto.
Será necessário fazer o cadastro na plataforma da OMS e selecionar o curso, após isso o aluno poderá iniciar o curso imediatamente.
É possível utilizar a opção de “traduzir automaticamente” pelo navegador de internet e selecionar a opção de legendas para tradução, conforme abaixo:
O curso online é uma excelente opção para pais que buscam conhecimento de qualidade, para ajudar seu filhos em casa, com estratégias práticas para a rotina diária.
Em português
No Brasil, o Instituto IcoProject já fez uma versão do curso em português, que está passando por validação científica e deve estar disponível até o final deste ano (2023). “Não é mera tradução. Tem todo um protocolo internacional que pesquisa que ajudamos a criar junto com time da OMS e outros países”, explica Elyse Matos, fundadora do Instituto, que implantou esse projeto de treinamento de pais presencialmente em Curitiba (PR) e está implantando em outras cidades, como Vitória (ES), Salvador (BA), Belém (PA) e Goiânia (GO), que devem ser finalizados em 6 a 9 meses.
[Atualizado em 04/05/2023, 07h47, com informações da futura versão em português]