5 de setembro de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

A depressão é um transtorno de humor caracterizado pelos sentimentos persistentes de tristeza, falta de esperança e perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas e o isolamento social. Ela pode causar sintomas físicos e emocionais, como fadiga, mudanças no apetite e problemas de concentração. A depressão não afeta apenas o estado emocional, mas também pode impactar profundamente a qualidade de vida e o bem-estar geral, uma vez que seus prejuízos se estendem por todas as áreas da vida do indivíduo.
Com estudos e pesquisas mais recentes, sabemos que pessoas dentro do espectro estão mais vulneráveis à depressão e suicidio que indivíduos não autistas, as principais razões para o desenvolvimento da depressão no TEA incluem:

Dificuldades de Comunicação

Publicidade
Matraquinha

As dificuldades em expressar sentimentos e necessidades pode levar o indivíduo a sentir-se incompreendido e frustrado. Essa dificuldade contribui não somente para o sentimento de frustração, mas também para o isolamento social deste indivíduo.

Isolamento Social

O isolamento social surge tanto como uma consequência de déficits na comunicação e interação social como também é fruto de um ambiente pouco acolhedor às necessidades e dificuldades desse indivíduo. Com o isolamento social, o autista passa a experienciar o sentimento de solidão. Fator de risco conhecido para a depressão.

Sensibilidade Sensorial e Estresse

A sensibilidade sensorial está fortemente ligada às dificuldades de adaptação e estresse ambiental, sendo responsável por alterações de humor e crises de sobrecarga, tornando o convívio social mais difícil. Esse fator, aumenta a vulnerabilidade, uma vez que torna o isolamento social mais presente na rotina do autista.

Comorbidades

Indivíduos com autismo frequentemente apresentam outras condições de saúde associadas, como transtornos de humor, ansiedade, TOC e TDAH, o que aumenta os riscos para a depressão.

 

Referências:

  • CANAL AUTISMO: Autismo e suicídio. Disponível em: Autismo e suicídio – Canal Autismo – – Acesso em 30 de Julho de 2024
  • AUTISMO E REALIDADE: Depressão e suicídio no autismo. Disponível em: Depressão e suicídio no autismo – Autismo e Realidade Acesso em 30 de Julho de 2024
  • Bandeira, Gabriela.. Retratos do Autismo no Brasil 2023, Revista Autismo, São Paulo, 2024, ano x. n. 23, p. 32-35, dez.2023.
  • TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO DISTRITO FEDERAL E DOS TERRITÓRIOS. Depressão: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção. Disponível em: Depressão: causas, sintomas, tratamentos, diagnóstico e prevenção — Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (tjdft.jus.br) Acesso em 30 de Julho de 2024
  • FIOCRUZ. Estudo aponta que taxas de suicídio e autolesões aumentam no Brasil. Disponível em: Estudo aponta que taxas de suicídio e autolesões aumentam no Brasil (fiocruz.br) Acesso em 30 de Julho de 2024

 

(Originalmente publicado no Portal da Tismoo)

COMPARTILHAR:

A TISMOO.ME é uma startup de saúde e tecnologia que está melhorando a saúde e o bem-estar das pessoas autistas e de suas famílias. Além disso, a empresa criou uma inteligência artificial especializada em autismo, o Genioo, para você tirar suas dúvidas sobre o tema — faça um teste criando seu usuário grátis em: app.tismoo.me. Toda semana publicamos no Canal Autismo / Revista Autismo um artigo sobre a saúde da pessoa autista, acompanhe aqui e nos siga nas redes sociais.

Carpinejar e o diagnóstico como recorte

Em audiência pública, Santos (SP) anuncia moradias assistidas e ampliação de clínica escola

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)