Ícone do site Canal Autismo

Depressão e TEA

Tismoo.me
Tempo de Leitura: 2 minutos

A depressão é um transtorno de humor caracterizado pelos sentimentos persistentes de tristeza, falta de esperança e perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas e o isolamento social. Ela pode causar sintomas físicos e emocionais, como fadiga, mudanças no apetite e problemas de concentração. A depressão não afeta apenas o estado emocional, mas também pode impactar profundamente a qualidade de vida e o bem-estar geral, uma vez que seus prejuízos se estendem por todas as áreas da vida do indivíduo.
Com estudos e pesquisas mais recentes, sabemos que pessoas dentro do espectro estão mais vulneráveis à depressão e suicidio que indivíduos não autistas, as principais razões para o desenvolvimento da depressão no TEA incluem:

Dificuldades de Comunicação

Publicidade

As dificuldades em expressar sentimentos e necessidades pode levar o indivíduo a sentir-se incompreendido e frustrado. Essa dificuldade contribui não somente para o sentimento de frustração, mas também para o isolamento social deste indivíduo.

Isolamento Social

O isolamento social surge tanto como uma consequência de déficits na comunicação e interação social como também é fruto de um ambiente pouco acolhedor às necessidades e dificuldades desse indivíduo. Com o isolamento social, o autista passa a experienciar o sentimento de solidão. Fator de risco conhecido para a depressão.

Sensibilidade Sensorial e Estresse

A sensibilidade sensorial está fortemente ligada às dificuldades de adaptação e estresse ambiental, sendo responsável por alterações de humor e crises de sobrecarga, tornando o convívio social mais difícil. Esse fator, aumenta a vulnerabilidade, uma vez que torna o isolamento social mais presente na rotina do autista.

Comorbidades

Indivíduos com autismo frequentemente apresentam outras condições de saúde associadas, como transtornos de humor, ansiedade, TOC e TDAH, o que aumenta os riscos para a depressão.

 

Referências:

 

(Originalmente publicado no Portal da Tismoo)

Sair da versão mobile