26 de agosto de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

Saber informações sobre autismo em outros países é essencial para entendermos não só a diferença cultural, social e econômica, mas também para entender como é ser autista em cada lugar do mundo, cada um com suas características próprias (que facilitam ou dificultam determinados aspectos).

O papo com a Ekanda Autista, de Angola, nos traz uma realidade diferente do Brasil, mas com muitas semelhanças e raízes comuns. Tão distante e tão próxima. Vale conferir, inclusive, o vídeo do papo todo que está no nosso canal no Youtube.

Publicidade
Matraquinha

Outro destaque desta edição é o texto da coluna Liga dos Autistas, em que Jonatas Ribeiro fala sobre ser autista e ter filho autista, ou seja, a paternidade atípica. Mais que um bom conteúdo, enfatizo ainda a metalinguagem naquelas páginas como um todo. Isso porque a ilustração foi feita pelo Fábio Sousa, o “tio .faso”, que também é um pai autista com filho autista. Para completar esse “pai-autista-verso”, ele ilustrou com um personagem que é, como eles dois, um pai autista também com filho autista. Conteúdo mais genuíno, impossível!

Além de “minicérebros” de autistas na Estação Espacial Internacional, uma reportagem sobre autismo na terceira idade (com versão estendida em áudio) e o “encontro de milhões” do André com a Denise, na HQ da Turma da Mônica, sublinho um outro assunto atual, mas que já deu o que falar: o estudo de prevalência do autismo nos Estados Unidos, apontando 1 autista em cada 30 crianças e adolescentes entre 3 e 17 anos de idade. Não é comparável com os dados oficiais de prevalência daquele país, que estão atualmente na marca de 1 em 44, segundo o CDC (Centro de Controle de Prevenção e Doenças do governo dos EUA), mas liga um sinal de alerta para diversas questões (vale assistir à live sobre esse assunto com o neuropediatra Paulo Liberalesso, que ficou gravada no nosso Instagram).

No mais, finalizo voltando ao tema do autismo em Angola para repetir o elogio ao “tio .faso”, mas desta vez por conta da magnífica ilustração que compõe a capa desta edição. Trabalho sensível e irretocável! 

Boa leitura a você.

COMPARTILHAR:

Editor-chefe da Revista Autismo, jornalista, empreendedor.

Apple faz evento para autistas neste sábado em SP

Thais Cardoso, da Família Tagarela, lança livro infantil

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)