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Estratégias de ensino para autistas no ensino superior

Estratégias de ensino para autistas no ensino superior — artigo para o Canal Autismo / Revista Autismo

Na foto: Maria Elizete Kunkel, Valdirene Armenara e Denise Stringhini.

Tempo de Leitura: 3 minutos

Na última semana de março deste ano, a renomada professora Valdirene Armenara, mestre pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ministrou uma palestra inspiradora sobre estratégias de ensino para jovens e adultos autistas no contexto do ensino superior. Sua fala ocorreu no âmbito do II Simpósio Internacional de Inclusão no Ensino Superior: O Direito à Diferença, promovido pela Associação Nacional para Inclusão de Pessoas Autistas em parceria com a Faculdade de Direito da USP.

A palestra da professora Me. Valdirene Armenara, reconhecida por seu amplo conhecimento e experiência na área da inclusão de estudantes autistas, foi um dos destaques do simpósio. Com um público atento composto por educadores, pesquisadores e profissionais da saúde, a palestrante compartilhou valiosos insights e abordagens pedagógicas para promover a inclusão de estudantes autistas no ensino superior.

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Durante a palestra, a professora Valdirene Armenara enfatizou que cada aluno autista é único e possui características próprias, destacando a necessidade de abordagens flexíveis e personalizadas. “A inclusão de estudantes autistas no ensino superior requer estratégias de inclusão diferenciadas das tipicamente utilizadas para crianças e adolescentes. Devemos promover estratégias de ensino que permitam a plena participação e autonomia dessas pessoas”, destacou a professora.

Ao longo da apresentação, Armenara compartilhou algumas das estratégias de ensino que têm sido eficazes em sua prática docente. Dentre as abordagens mencionadas, destacam-se o uso de recursos visuais, a organização estruturada das atividades e o estímulo à comunicação. Essas estratégias visam proporcionar um ambiente de aprendizado inclusivo, permitindo que os jovens e adultos autistas se desenvolvam plenamente no ensino superior. A palestrante enfatizou, ainda, a importância de professores e educadores estarem abertos à diferença e comprometidos em aprender novas abordagens pedagógicas que contemplem as necessidades específicas dos estudantes autistas.

A fala da professora despertou grande interesse e estimulou um debate significativo entre os participantes do simpósio. A inclusão de estudantes autistas no ensino superior é uma temática em crescimento, e a contribuição de especialistas nesse campo é fundamental para avançar na criação de ambientes acadêmicos cada vez mais inclusivos.

Com o encerramento de sua fala, a professora Valdirene Armenara, lançou o livro intitulado “Transtorno do Espectro Autista (TEA): Manual para o professor de ensino superior”. Livro escrito em coautoria com Denise Stringhini e Maria Elizete Kunkel. A obra oferece orientações específicas e práticas para professores que desejam promover a inclusão de estudantes com TEA no contexto universitário.

A Lei nº 13.409, promulgada em 2016, garantiu às pessoas com deficiência o direito de acesso a vagas em instituições públicas de ensino superior no Brasil, incluindo estudantes com TEA. Muitas dessas instituições criaram Núcleos de Acessibilidade e Inclusão (NAIs) para desenvolver políticas e procedimentos que promovam a inclusão plena dos estudantes. No entanto, apenas 12% das universidades públicas implementaram ações específicas de orientação aos professores sobre o estudante com TEA.

O livro “Transtorno do Espectro Autista (TEA): Manual para o professor de ensino superior” surge como uma ferramenta fundamental para auxiliar os professores no processo de inclusão dos estudantes com TEA. Pela primeira vez, um manual oferece orientações claras e acessíveis sobre o transtorno, convidando os docentes a refletir sobre as potencialidades dos estudantes com TEA ao longo de sua jornada acadêmica.

O Manual aborda conceitos relacionados ao TEA de forma didática e compreensível, permitindo que os professores adquiram conhecimentos essenciais sobre o transtorno. A obra oferece diretrizes práticas para que os docentes atuem naturalmente, proporcionando condições de igualdade e equidade social aos estudantes com TEA. O objetivo é promover uma inclusão efetiva e plena, reconhecendo e valorizando as habilidades e talentos desses estudantes até a conclusão de seus cursos superiores.

O lançamento do livro “Transtorno do Espectro Autista (TEA): Manual para o professor de ensino superior” representa um marco importante no campo da inclusão no ensino superior. Com orientações específicas e embasadas, o livro se torna uma ferramenta valiosa para professores que desejam contribuir ativamente para a inclusão de estudantes com TEA, promovendo um ambiente acadêmico acessível, inclusivo e enriquecedor.

Guilherme de Almeida é autista, pesquisador na área de Educação Inclusiva na Unicamp e presidente da Associação Nacional para Inclusão das Pessoas Autistas (Ania).

 

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