11 de março de 2023

Tempo de Leitura: 2 minutos

Todos nós pais e mães enfrentamos desafios na hora de ensinar aos nossos filhos sobre a higiene bucal, escovação dos dentes e consultas com o dentista. Essa tarefa se torna ainda mais complicada quando se trata de crianças com Síndrome do X Frágil ou autismo, que podem ter sensibilidade à escova, desconforto ao sentir as mãos de um adulto no rosto e dificuldade para abrir a boca e cuspir.

Pensando nessas dificuldades, a profª Dra. Yasmine Mendes Pupo, coordenadora do Projeto de Extensão Saúde Bucal Inclusiva da UFPR, juntamente com os alunos do curso de Odontologia da UFPR, criou um livro com enfoque lúdico intitulado “Malu e Cadu em: Aventura no Dentista”. A ideia surgiu a partir de atividades extensionistas realizadas em instituições que permitiram a participação dos alunos.

Publicidade
Genioo

O livro busca orientar, com uma linguagem simples, sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal, e os personagens principais, Cadu (um menino com Transtorno do Espectro Autista) e Malu (uma menina com Síndrome de Down), representam pessoas com deficiência que buscam um sorriso saudável. O segundo episódio, “Malu e Cadu em: o teatro do Doutor Dentão”, que está em processo de publicação e construção do audiolivro, também conta com a presença do Doutor Dentão, um cirurgião dentista, e sua equipe composta pela sapinha Line, pelo papagaio Roro e pela Fada do Dente, para mostrar que cuidados com a higiene bucal podem ser divertidos.

O primeiro episódio começa com o relato de dor de dente de Cadu, que é orientado por sua colega de classe, Malu, a fazer sua primeira visita ao dentista. Ele faz várias descobertas e compreende a importância da saúde bucal. O livro foi organizado por Yasmine Mendes Pupo, Jaqueline do Carmo Machado Lopes, João Rodrigo Sarot, Maria Cecilia Miranda, Beatriz Jervasio Silva e ilustrado por Guilherme Scarpim.

O episódio 1, “Malu e Cadu em: Aventura no Dentista”, está disponível como audiolivro no YouTube:

COMPARTILHAR:

Idealizadora do programa "Eu Digo X" e mãe do Jorge, um jovem diagnosticado com autismo e síndrome do X-Frágil.

Lucelmo Lacerda: ‘Ninguém da minha família desconfiou que eu poderia ter TEA’

Autistas falam sobre deficiências visíveis e invisíveis em podcast

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)