8 de junho de 2024

Tempo de Leitura: 2 minutos

Estão abertas as inscrições para o Simpósio Nacional da Síndrome do X Frágil e Autismo, que acontecerá no dia 19 de outubro deste ano, no Auditório do UniCuritiba, em Curitiba. Organizado pelo Instituto Buko Kaesemodel, o evento promete reunir especialistas, profissionais da saúde, educadores, pais e familiares interessados nos avanços e perspectivas dessas condições neurodesenvolvimentais.

Além das palestras, o Instituto Buko Kaesemodel oferecerá no pré-evento, no dia 18 (sexta-feira), mini cursos com temas variados, como “Fala e Linguagem dentro do TEA: Prática e Clínica”, “Desenvolvimento Cognitivo e Habilidades Sociais em Adolescentes com TEA”, “Acomodações Sensoriais para Rotina de Crianças com Transtorno do Processamento Sensorial – SXF e TEA”, “Fisioterapia: Atividades Guiadas para Cuidadores”, “Os Direitos das Pessoas com Deficiência” e “O Impacto da Rigidez Cognitiva no Cotidiano: Técnicas para Melhorar a Flexibilidade”.

Publicidade
Livro: Autismo — Não espere, aja logo!

Segundo Luz Maria Romero, gestora do Instituto Buko Kaesemodel, o evento é uma oportunidade única para a população atualizar-se sobre as últimas pesquisas relacionadas à Síndrome do X Frágil e ao Autismo. “Estamos comprometidos em trazer para a população o que existe de mais novo nas pesquisas sobre esses temas”, ressalta a gestora.

O diferencial deste simpósio é a abertura para profissionais da saúde, educação e para pais e familiares de forma acessível para que todos tenham acesso a informações de qualidade e que fazem diferença no dia a dia destes indivíduos. “Queremos proporcionar um espaço inclusivo para discutir essas condições complexas e proporcionar uma vivência enriquecedora”, destaca Luz María.

A diretora do UniCuritiba, Larissa Albuquerque Dutra, ressalta a importância da parceria com o Instituto Buko Kaesemodel na realização do simpósio. “Essa jornada em busca de conhecimento e informação está em perfeita sinergia com a nossa missão de transformar o mundo pela educação. Como ambiente acadêmico, é nossa função abrir as portas para discutir um tema tão necessário, fomentando a troca de experiências e, principalmente, ampliando o entendimento da comunidade sobre a Síndrome do X Frágil e o Autismo”, pontua.

Entre os palestrantes confirmados para o evento estão renomados profissionais da área, tais como: Dra. Deborah Sara Barbouth, geneticista na clínica Weston, Florida; Dr. Wagner Gattaz, professor titular do departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP; Dr. Salmo Raskin, Diretor Científico do Departamento de Genética da Sociedade Brasileira de Pediatria; Dr. Roberto Herai, Professor do curso de Medicina e Pesquisador Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da PUC PR; Dra. Silvia Rodrigues, fisioterapeuta e especialista em comportamento atípico pela UCLA e Dr. Sergio Antoniuk, médico neuropediatra e professor adjunto da UFPR.

Será disponibilizado, sem custo, um espaço Kids para os pais que levarem seus filhos com Síndrome do X Frágil e Autismo. O espaço terá estrutura preparada para atender as crianças, com brinquedos pedagógicos e será coordenado pelo Programa Eu Digo X em parceria com o Curso de Psicologia do UniCuritiba. As inscrições são limitadas e podem ser realizadas no Sympla.

COMPARTILHAR:

Idealizadora do programa "Eu Digo X" e mãe do Jorge, um jovem diagnosticado com autismo e síndrome do X-Frágil.

Novo estudo sugere que crescimento excessivo do cérebro determina a gravidade do autismo

Audiência pública sobre educação de autistas ocorrerá na Câmara dos Deputados

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)