13 de março de 2022

Tempo de Leitura: 3 minutos

VB-MAPP é a sigla de Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (“Programa de Avaliação e Colocação de Marcos de Comportamento Verbal”, em tradução para o português) e trata-se de um protocolo para avaliação dos níveis de funcionalidade de pessoas com diagnóstico de autismo ou outros distúrbios do desenvolvimento.

Ele é utilizado dentro da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para saber qual o repertório de habilidades do indivíduo e o que de fato ele sabe. Esta é uma etapa importante antes que sejam iniciadas as intervenções baseadas em ABA. 

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Principais aspectos 

Podemos resumir o VB-MAPP como uma avaliação baseada em marcos. Levando em consideração o desenvolvimento de uma criança típica, ela analisa em qual nível a criança com desenvolvimento atípico se encontra. 

Para isso, ela é dividida em três níveis: 

  • Nível 1: 0 a 18 meses
  • Nível 2: 18 a 30 meses
  • Nível 3: 30 a 48 meses

Para determinar o nível, as avaliações são divididas em: 

  • Avaliação de marcos,
  • Avaliação de barreiras,
  • Avaliação de transição,
  • Avaliação de tarefas de habilidades de apoio, 
  • Nivelamento VB-MAPP e objetivos de plano de ensino. 

Quem pode fazer a aplicação do VB-MAPP é o profissional clínico antes de iniciar a intervenção em ABA. No entanto, vale lembrar que mesmo que o profissional seja experiente, é essencial que ele aplique a avaliação antes das intervenções. De acordo com o psicólogo Fábio Coelho, especialista em autismo, é esse processo que ajuda a identificar o fato do paciente ter dificuldades em compreender ou mesmo responder a algumas demandas. “Muitas vezes, pela falta de uma compreensão adequada do que causa determinado comportamento, atuamos de forma equivocada como pais, educadores ou terapeutas de pessoas com TEA”. 

Ele ainda reforça a importância do protocolo na ABA. “O Programa é, na minha opinião, essencial pois serve como um sistema de avaliação e rastreamento para avaliar a linguagem, habilidades motoras, sociais e acadêmicas de crianças com autismo ou outras deficiências de desenvolvimento. O VB-MAPP é um dos principais protocolos de avaliação da Análise do Comportamento Aplicada (ABA) e é amplamente utilizado para avaliação individualizada e planejamento terapêutico/educacional”, pontua. 

Analisando o VB-MAPP em uma amostra de crianças brasileiras

Sendo um instrumento de avaliação criado por norte-americanos, é preciso entender se o VB-MAPP realmente funciona no contexto brasileiro. Essa funcionalidade foi avaliada em um estudo da Universidade Federal do Pará, conduzido pelos pesquisadores Sara Keuffer e Carlos Souza e intitulado “Avaliação da adequação dos níveis de funcionalidade do VB-MAPP em uma amostra de crianças brasileiras”. 

O estudo 

Participaram da pesquisa 61 crianças brasileiras com desenvolvimento típico com idades entre um e cinco anos. Os participantes foram selecionados em escolas e creches da região e os pais foram submetidos a uma anamnese, além da criança ser observada para que os pesquisadores tivessem certeza de que o desenvolvimento das crianças era típico. 

Resultados

Ao final do estudo, os pesquisadores chegaram à conclusão de que os dados obtidos indicavam que os níveis de funcionalidade propostos no VB-MAPP se mostraram adequados para avaliar repertórios verbais e algumas habilidades motoras e sociais de uma amostra de crianças brasileiras com desenvolvimento típico. 

“O resultado obtido é o primeiro a sugerir, empiricamente, uma correspondência entre as faixas etárias dos níveis de funcionalidade definidas por Sudberg (2014) e o desempenho na realização das tarefas dos mesmos por crianças de outra população, ampliando os dados sobre a validade externa do VB-MAPP em termos da possibilidade de generalização para outras circunstâncias/populações (Yin, 1994/2001)”. 

Assim, concluiu-se que o uso do VB-MAPP era pertinente para o contexto brasileiro, mesmo que o protocolo tenha sido estabelecido com base nos marcos típicos de desenvolvimento infantil caracterizados principalmente a partir de estudos com crianças estadunidenses e europeias.

 

Crédito: Gabriela Bandeira.
Créditos da imagem: Google.

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