18 de dezembro de 2022

Tempo de Leitura: 2 minutos

Muitas pessoas podem relatar dificuldades em momentos de interação social no trabalho e isso não difere da população autista. Através da literatura, se sabe que os déficits sociais característicos do diagnóstico de autismo surgem durante a primeira infância e persistem na idade adulta, mesmo para os indivíduos com autismo nível 1 de suporte, conhecidos também como autismo de alto funcionamento ou síndrome de Asperger.

No ambiente de trabalho, passamos uma boa parte do dia na companhia de outras pessoas e a interação social se faz necessária para manter uma relação amigável com a equipe e também para criar um ambiente de partilha. Deixamos aqui algumas dicas rápidas para lidar com essas situações sociais:

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  1. Observação social: Observe os momentos de interação entre outras pessoas e faça suposições sobre quais comportamentos podem indicar que há (ou não) interesse por parte dos participantes naquela comunicação. Se atente também aos temas que estão sendo discutidos, pois podem ser úteis para interagir com aquela pessoa em um contexto futuro.
  2. Oportunidades: Busque momentos em que a pessoa que você gostaria de falar esteja livre e aborde um tema que seja de interesse para ambos. Enquanto esperam o início de uma reunião ou momentos de locomoção (ex.: chegada a empresa ou a caminhada até o local de refeição) são boas oportunidades. De acordo com o contexto que estiver disponível, escolha um tema breve para que não seja necessário interromper o assunto.
  3. Temas: Evite temas que sejam pessoais, a menos que você se sinta seguro de que aquela pessoa tenha esse nível de proximidade com você. Falar sobre alguma experiência que lhe agradou e que pode ser de interesse para o outro ou pedir uma dica de onde comer próximo ao espaço de trabalho podem oferecer boas oportunidades de interação.
  4. Troca de turno: Escolha temas que possibilitem uma resposta ampla, ao invés de ter respostas que sejam apenas sim ou não. Dessa maneira o colega poderá dar respostas mais completas e que servirão de oportunidade para continuar a conversa em outro momento.

Aline Souza
Especialista em desenvolvimento profissional

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