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Recentemente, o tema das funções executivas veio à tona na roda de conversa de familiares de autistas adolescentes e adultos do @teammuniesp. O que é isso afinal? Como isso pode afetar o desempenho das funções diárias do autista. Afinal, o tema vem sempre sendo resgatado e discutido pois afeta o dia a dia de inúmeras pessoas.
Quando temos uma tarefa a realizar, temos muitas funções mentais que nos ajuda a planejar, organizar, lembrar, decidir, focar e, executar tal ação que leva a realização da tarefa. Vamos pensar em como trabalhamos o lavar as mãos de uma criança autista de nível 3 de suporte:
- Damos o passo a passo todo a ela;
- Nomeamos cada passo;
- Executamos a ação junto com ela;
- Dispomos de suporte visual para auxiliar a memorização do passo a passo;
- Repetimos muitas e muitas vezes, até que, dependendo do tempo de cada pessoa, aquela função seja memorizada e, apenas ao se dizer: vamos lavar as mãos, a criança vá até a pia e inicie o processo de:
- Abrir a torneira;
- molhar as mãos;
- passar o sabonete nas mãos;
- esfregar as mãos;
- enxaguar as mãos;
- fechar a torneira;
- enxugar as mãos.
Isso, caso não ensinemos o fechar a torneira entre o ensaboar e enxaguar.
Bem, todo esse passo a passo, precisa ser planejado e resgatado pela memória, depois, o cérebro precisa decidir iniciar o processo, tomar a decisão de quando encerrar e iniciar cada etapa, inibir seu impulso de brincar com a água e ter sua atenção totalmente voltada para a execução da tarefa.
Parecia fácil lavar as mãos, não é? Tudo o que praticamos no nosso dia a dia tem processos e etapas, absolutamente tudo.
O cérebro atípico, muitas vezes, não planeja, não resgata da memória, não identifica a ação ao nome, não inibe seu impulso, desfoca sua atenção e, por vezes, pela rigidez cognitiva, quer simplesmente manter sua atividade do momento e não interromper para executar uma outra atividade.
E como mudar esse quadro? É possível?
Voltemos ao nosso esquema sobre lavar as mãos. Com a ajuda de aplicativos como o Matraquinha, com download gratuito – se não conhece, vale a pena conhecer; os guias de atividades podem ser facilitados e organizados para auxiliar a automatização de ações. Quanto mais automática uma ação da rotina, mais rápido conseguimos executar tal função. Quanto maior o nível de suporte, mais detalhadas precisam ser as dicas de planejamento e execução.
Em tempo, as dicas visuais são muito bem vindas aos autistas de nível de suporte: mantém o foco, o planejamento e agiliza a execução.
Informação e suporte, sempre caminhos que levam à acessibilidade.