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Uma nova pesquisa entre psicólogos da Universidade de Edge Hills (Inglaterra) revela melhor leitura de emoções por pessoas autistas que as neurotípicas, em alguns contextos.
Os cientistas da Universidade conduziram um estudo, chamado de Reading Mind in the Eyes Test (Teste de Leitura da Mente nos Olhos), apresentando imagens com todos os tipos de emoções onde os participantes deveriam identificar cada uma delas. Em seguida, os participantes olhavam para a versão animada onde deveriam interpretar as emoções observadas. Na interpretação de emoções animadas, os autistas eram bem melhores em nomeá-las do que as pessoas não autistas.
“Pessoas autistas são consideradas mais deficitárias nas habilidades sociocognitivas que as neurotípicas. Neste teste, não só os autistas interpretaram bem as emoções animadas, mas o fizeram com bem mais sucesso que as neurotípicas”, segundo o Dr. Athenton, um dos líderes do estudo. O cientista diz que a pesquisa sugere um talento nato da pessoa autista para identificar agentes não humanos, como animais, robôs, bonecos ou animação (cartoon).
Deficiência x diferença
A importância deste estudo é a de ressaltar uma visão sociocognitiva diferencial, ao contrário de uma visão deficitária de pessoas autistas, ou seja, da percepção do autismo como diversidade neurológica ao invés de mera deficiência.
O estudo, igualmente, abre a possibilidade para novas intervenções que poderiam contribuir para o desenvolvimento da Interação Social para pessoas com TEA, entre outras, usando realidade aumentada – integração de elementos ou informações virtuais a visualizações do mundo real através tecnologia – na criação de filtros aplicados a rostos não humanos sobre os rostos reais (humanos). Com o tempo, o filtro seria retirado, tal que a pessoa autista tivesse que al=plicar a mesma técnica, naturalmente, para os rostos humanos.
CONTEÚDO EXTRA
Link para acessar a pesquisa: https://doi.org/10.1002/aur.2782