Ícone do site Canal Autismo

Vou receber uma pessoa autista na minha equipe, e agora?

Tempo de Leitura: < 1 minuto

A inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho vem se tornando um tema cada vez mais relevante e que, além de cumprir a lei de cotas, torna as empresas mais humanizadas, através da interação com diversos perfis de colaboradores.

Para que essa inclusão seja efetiva, faz-se necessário preparar as equipes que receberão essas pessoas e aí entra a questão que por muitas vezes assombra a maioria dos gestores: como vou me preparar e preparar a minha equipe?

Publicidade

Em nossa atuação com inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho nos deparamos diariamente com questões como essas – muitas vezes por falta de conhecimento – e por isso acreditamos que seja fundamental que as empresas proporcionem ferramentas que possam auxiliar essas equipes, afinal o medo do desconhecido pode comprometer a implementação de um projeto de inclusão eficaz. Dúvidas recorrentes são: como falar, quais termos usar (ou não usar), como agir em situações cotidianas e como preparar o ambiente para receber esse novo colaborador.

Podemos aqui listar algumas orientações que contribuem para esse processo:

Esse direcionamento faz toda a diferença na jornada profissional da pessoa autista.

Juliana Queiroz Brena

Psicóloga Especialista em Análise do Comportamento Aplicada (ABA). Atua como Especialista em Desenvolvimento Profissional na Specialisterne Brasil.

Sair da versão mobile