Tempo de Leitura: < 1 minuto
O estado de Pernambuco lançou uma pesquisa para mapear os autistas do estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude (SDSCJ).
Segundo o Sistema de Informações e Gestão da Assistência Social do governo de Pernambuco (SIGAS):
O mapeamento tem como objetivo identificar pessoas com Transtorno do Espectro Autista no estado de Pernambuco para que programas e ações futuras possam atender melhor e mais pessoas com autismo e suas famílias. Este formulário se aplica tanto às pessoas que já possuem laudo médico com CID quanto àquelas que ainda não receberam diagnóstico e comprovação de TEA. Sua colaboração é muito importante para construirmos um Pernambuco cada vez mais inclusivo!
A pesquisa possui 29 questões a serem respondidas pelas famílias e cuidadores ou os próprios autistas, que envolve dados pessoais, endereço, orientação sexual, religião, terapias, diagnóstico inclusive tendo opção para quem não tem laudo, entre outros.
Cabe lembrar que o estado de Pernambuco havia aderido a CIPTEA em 2021, porém somente em 2023 foram emitidas as primeiras carteiras. Fato em que a pesquisa dá atenção a esse ponto, incluindo o link para as pessoas fazerem o requerimento.
O prazo para coleta dos dados vai até 02 de setembro de 2023, no entanto não constam informações para finalizar o relatório.