16 de julho de 2021

Tempo de Leitura: 3 minutos

Há alguns anos, autistas começaram a falar sobre autismo usando a plataforma do YouTube. Vários deles alcançaram sucesso na comunidade do autismo, escrevendo livros, promovendo palestras e participando de eventos. O podcast Introvertendo, feito por autistas, elaborou uma lista com vários deles em um vídeo. Trazemos, abaixo, 10 desses canais, todos produzidos por autistas.

Willian Chimura

Publicidade
Matraquinha

Com mais de 200 mil inscritos, Chimura detém o maior canal no YouTube brasileiro feito por um autista. Willian é mestrando em Informática na Educação no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e criou seu canal em fevereiro de 2019 para trazer informações sobre o autismo. Apesar do pouco tempo desde a criação, o canal de Chimura cresceu vertiginosamente em pouco tempo, com vídeos sobre questões científicas em torno do autismo. Além disso, Chimura também é palestrante, podcaster e colaborou diretamente com a criação de políticas públicas estaduais e federais sobre o autismo.

Diário de um Autista

Produzido pelo catarinense Marcos Petry desde 2016, Diário de um Autista é um dos canais mais antigos sobre autismo. Nele, Petry traz suas experiências em torno do autismo e também promove lives com conteúdo informativo. Além disso, Marcos também é músico, palestrante e escreveu dois livros.

Mundo Autista

Selma Sueli Silva e Sophia Mendonça são jornalistas, além de serem, também, mãe e filha. Mundo Autista é o canal de autistas mais antigo ainda em atividade no YouTube brasileiro, com vídeos publicados desde 2015. Além da produção em vídeos, o Mundo Autista também tem conteúdo em texto e podcast. Selma e Sophia também são escritoras, com vários livros publicados.

Leo Akira

Instrutor de parkour, Leo Akira iniciou seu canal no YouTube em 2017, e ganhou popularidade principalmente entre autistas adultos. Seus vídeos geralmente não contam com cortes ou edições, e os temas abrangem temas pessoais da sua vida cotidiana. Akira também é palestrante.

Autismo Make

Kenya Diehl é autista diagnosticada desde a infância e também mãe de um menino autista. O canal Autismo Make é uma extensão de seu conteúdo em outras redes sociais, com conteúdos de lives feitas no Instagram e vídeos curtos sobre temas relacionados ao autismo.

Vida de Autista

Daniela Sales é mineira e foi diagnosticada com autismo aos 42 anos de idade. Depois da descoberta, criou um canal no YouTube que concentra reflexões e conselhos, principalmente voltados aos autistas adultos. Além disso, Daniela é autora do livro ‘Guia Prático para Autistas Adultos: Como não surtar em situações do cotidiano’, lançado em 2019.

Ricardo Oliveira – Autismo Pensante

Ricardo Oliveira é publicitário e diagnosticado com autismo na vida adulta. Além da comunicação e do autismo, ele também se interessa por política, o que o fez lançar o canal Autismo Pensante no final de 2018. Alguns dos temas mais frequentes de seus vídeos são neurodiversidade, conflitos da comunidade autista e mercado de trabalho.

Jacson Marçal

Jacson Marçal é diagnosticado com autismo e reside em Goiânia. Seu canal foi fundado no final de 2019 e traz informações sobre o autismo e outros transtornos. Além disso, Jacson também é escritor e palestrante.

Spectre

Produzido por um coletivo de autistas representado por Rafael Felipe Isenof, estudante de Direito e Jornalismo, o Spectre foi fundado em 2020 como um podcast com publicações ocasionais de vídeos no YouTube. Os vídeos são chamados de ‘Drops Autísticos’, com reflexões sobre o autismo feitas por Isenof.

Introvertendo

Fundado em maio de 2018, o Introvertendo é o maior podcast sobre autismo do Brasil e é produzido por 8 autistas adultos. O canal no YouTube concentra lives e vídeos sobre questões do autismo, análise de livros e outros conteúdos informativos sobre o transtorno.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

Habilidades Básicas e ABA

Cérebro: por que as pessoas negam as doenças mentais e a neurodivergência?

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)