Tempo de Leitura: 3 minutos
O Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, celebrado em 28 de junho, faz memória a Revolta de Stonewall, que ocorreu em 1969 em Nova York e marcou a luta pelos direitos civis da comunidade LGBTQIA+. Desta forma, a equipe da Revista Autismo apresenta uma lista de 10 livros que exploram as interseções entre autismo e questões LGBTQIA+. A lista traz tanto obras teóricas, produzidas por ativistas autistas que se enquadram em minorias de gênero e sexualidade, quanto também livros de memórias e autobiografias feitas por autistas da sigla LGBT+.
Authoring Autism: On Rhetoric and Neurological Queerness (Thought in the Act) – M. Remi Yergeau, 2018
Este livro apresenta a neurodivergência como uma identidade (neuroqueerness), ao invés de um defeito. Utilizando a teoria queer, Yergeau critica os estereótipos que desumanizam os autistas, com a apresentação da ideia de passividade neurológica. A autora também faz críticas à intervenções de base comportamental e dá ênfase ao que considera uma força de pessoas autistas em suas habilidades retóricas e narrativas. Desta forma, Yergeau defende a ideia de que as pessoas autistas são as melhores para definir sua própria experiência.
Y sin embargo resisto: Memorias de un asperger gay – Emilio García Ranz, 2021
Este livro de memórias traz a história de vida do escritor espanhol Emilio Garcia Ranz, que é autista e gay. Na obra, o autor compartilha sua infância difícil em uma família pobre e as dificuldades adicionais de crescer sem o diagnóstico correto de autismo. A narrativa aborda bullying, marginalização e a descoberta de sua identidade gay, culminando no diagnóstico aos 45 anos que trouxe sentido à sua vida e experiências, proporcionando uma compreensão mais profunda de si mesmo.
Metamorfoses: Autismo e diversidade de gênero – Sophia Mendonça, 2023
Sophia Mendonça, uma mulher transexual e autista, constrói diálogos afetivos entre suas experiências pessoais e as de outros autistas transgêneros no Twitter. O livro, que é uma adaptação de sua dissertação de mestrado, explora como a neurodiversidade se entrelaça com questões de gênero, sexualidade e autonomia, trazendo perspectivas sobre as narrativas emergentes da neurodivergência e suas conexões com a diversidade de gênero.
Gender Identity, Sexuality and Autism: Voices from Across the Spectrum – Eva A. Mendes e Meredith R. Maroney, 2019
Esta obra reúne narrativas de pessoas autistas que também se identificam como LGBTQIA+, com o objetivo de trazer a interseção entre esses espectros. Com base em pesquisas e relatos pessoais, o livro oferece conselhos para adolescentes, adultos, famílias e profissionais, transitando entre temas como identidade de gênero, orientação sexual e neurodiversidade.
The Autistic Trans Guide to Life – Yenn Purkis e Wenn Lawson, 2021
Yenn Purkis e Wenn Lawson escreveram um guia que fornece ferramentas e estratégias para adultos autistas trans e/ou não-binários viverem uma melhor qualidade de vida. O livro mistura relatos pessoais com temas e pesquisas sobre autismo. Desta forma, a obra perpassa por temas como autorrepresentação, saúde mental, além de questões específicas que dizem respeito a pessoas transgêneros, como a transição social de gênero e sexual.
Uncomfortable Labels: My Life as a Gay Autistic Trans Woman – Laura Kate Dale, 2019
A obra é uma autobiografia de Laura Kate Dale, que narra sua vida como uma mulher trans lésbica no espectro autista. Ela descreve suas dificuldades com questões sensoriais, situações sociais e feminilidade, além de sua transição e descoberta de identidade como uma mulher trans, demonstrando entrelaçamentos de temas como sexualidade, gênero e autismo.
O Garoto Satélite – Autismo e Sexualidade – Ernane Alves, 2023
Ernane Alves, artista e escritor autista bissexual, explora a sexualidade de indivíduos autistas, destacando temas como bullying, autoaceitação e o ambiente escolar. O livro aborda a invisibilidade das pessoas autistas na sociedade e a luta por reconhecimento e dignidade.
Trans and Autistic: Stories from Life at the Intersection – Noah Adams e Bridget Liang, 2020
Trans and Autistic reúne perspectivas de pessoas autistas e trans, com o foco nas intersecções de suas identidades de gênero e o autismo. A obra traz entrevistas, que são utilizadas para a discussão de experiências de autodescoberta, apoio comunitário e desafios cotidianos. Além disso, também apresenta conselhos para aqueles que fazem parte da rede de apoio de pessoas trans que também são autistas.
Supporting Transgender Autistic Youth and Adults: A Guide for Professionals and Families – Finn V. Gratton, 2019
Escrito por um terapeuta neuroqueer, este guia fornece conselhos para profissionais e pais que trabalham com jovens e adultos autistas trans. O livro oferece estratégias para criar um apoio mais efetivo e que leve em conta as experiências particulares de pessoas trans e autistas. Entre temas específicos abordados, estão trauma neuroqueer e diversidade de gênero.
Misfit: autistic. gay. immigrant. changemaker. – Andreas Souvaliotis, 2019
Andreas Souvaliotis traz uma autobiografia que apresenta sua trajetória como um homem autista gay crescendo em uma sociedade intolerante e sua transformação em um empresário bem-sucedido e ativista social no Canadá. Esta edição é expandida e revisada.