Tempo de Leitura: < 1 minuto
A arquiteta Isa de Paula foi diagnosticada com autismo em 2020 e, desde então, tem relacionado a sua profissão com as questões do autismo. Entrevistada no episódio “Autistas na Arquitetura” do podcast Introvertendo lançado nesta última sexta-feira (11), Isa fez reflexões sobre o papel dos arquitetos e da arquitetura em prover acessibilidade a autistas.
“Com o aumento dos diagnósticos, a discussão ficou mais pública de que os autistas podem e devem ocupar esses espaços, que precisam ser mais confortáveis e isso beneficia todo mundo, mas também que os autistas estão ocupando também essas profissões. Então, nas universidades, nos escritórios, nos consultoras, no serviço público e precisam de adaptações. A gente não deve presumir incompetência, a gente tem que entender que o espaço é deficitário”, disse ela.
Uma de suas principais referências teóricas é Magda Mostafa, uma das principais pesquisadoras no campo da Arquitetura em relação ao autismo. Segundo Isa, “as coisas que ela levanta pro debate é que precisa ser um ambiente acusticamente agradável, que precisa ter uma sequência espacial legível, o usuário tem que saber ler o espaço intuitivamente. É interessante que hajam alguns ambientes de escape, ambientes seguros, confortáveis, para que não só o autista, mas qualquer pessoa que precise de um descanso daquele ambiente mais coletivo possa encontrar sossego”, destacou.
O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e Castbox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.