Tempo de Leitura: 3 minutos
‘Tecnologias assistivas, participação ativa’ é o tema da ONU neste 2/abril
A ONU divulgou, no início de fevereiro, o tema do próximo Dia Mundial de Conscientização do Autismo, celebrado todo 2 de abril: “Tecnologias assistivas, participação ativa”, tratando do uso dessas ferramentas para auxiliar o dia a dia, mas também para que possam proporcionar voz aos autistas — às vezes, literalmente, como pessoas não verbais, que dependem de equipamentos para se comunicar e, consequentemente, participar de forma efetiva da sociedade.
Pai e dentista lançam cartilha de saúde bucal para autistas
A maioria dos autistas é muito visual. Pensando a respeito, foi lançada a cartilha “Higiene Bucal para Pessoas com TEA“, em setembro, e já está em sua segunda edição, inclusive, contendo cartões para serem recortados e usados na pia do banheiro a fim de auxiliar na atividade de escovar os dentes, com a sequência de cada etapa da escovação.
Especialista em autismo e odontologia, a cirurgiã-dentista Adriana Gledys Zink foi a responsável pelo conteúdo. Inspirado pelo convívio com o filho Enzo, que tem autismo, a ideia veio do professor Eder Cassola Molina, do IAG (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas) da USP.
>>Acesse a cartilha em www.iag.usp.br/~eder/autismo.
Um podcast onde autistas conversam
Assim é o “Introvertendo”, criado por Tiago Abreu, um estudante de jornalismo da Universidade Federal de Goiás, em Goiânia. Diagnosticado com autismo em 2014, ele decidiu criar, em maio de 2018, um podcast (uma espécie de programa de rádio online) feito por pessoas com autismo e para autistas. Os programas podem ser ouvidos gratuitamente, via internet, por aplicativos para podcasts ou direto no site Introvertendo.com.br.
Uber expulsa autista do carro na BR-101
“Ele não merece ser tratado assim”. Esta foi a frase da mãe de um garoto autista, após a família ter sido expulsa do carro, durante uma corrida de Uber, em janeiro último, às margens da rodovia BR-101, na cidade de Paulista (PE), a 18 km da capital, Recife. A mensagem foi postada por Elaine Caroline do Nascimento e Silva, no Facebook, e rapidamente recebeu vários compartilhamentos nas redes sociais.
O fato aconteceu quando voltavam de um clube próximo, em Guabiraba, um bairro de Recife. Após o post viralizar rapidamente, eles receberam diversas mensagens de apoio e pedidos de uma posição da Uber, empresa de motoristas por aplicativo.
A reportagem da Revista Autismo conversou por telefone com Elaine, a mãe de Luigi, de quatro anos, autista não-verbal. Também falamos com a Uber e tentamos contato com o motorista.
>>Veja a reportagem completa aqui.
Teatro com autistas
O Instituto SER Clínica Escola, em Campinas (SP), apresentará a peça “Quasímodo”, em comemoração ao aniversário de 30 anos da instituição. A produção artística inclusiva, com participação de alguns autistas, será apresentada na noite do próximo 27 de abril, às 20h30, no Teatro Municipal de Paulínia (SP). Mais informações no site institutoser.com.br.