Tempo de Leitura: 2 minutos
A história principal do gibi Cebolinha número 38 (edição de agosto de 2023), “O outro clubinho dos meninos”, traz André, o personagem autista da Turma da Mônica, como um dos personagens principais. No final do gibi, ainda tem a história em quadrinhos (HQ) publicada na Revista Autismo, “Dino-Brincadeiras”.
Na HQ, Dudu, Binho e André resolvem criar seu próprio clubinho, pois foram rejeitados por Cebolinha para entrar no clubinho dos meninos por serem muito novos. André não entende muito bem o plano de criar um outro clubinho para entrar no do Cebola, mas confia nos amigos e segue o planejado. Ele dá umas “bolas fora” no início, pelo desconforto em mentir, mas logo se atenta e isso deixa Cascão e Cebolinha ainda mais curiosos sobre o tal “clubinho paralelo”, que tem até propósito e festa! Enfim, não vou contar mais para não dar spoilers da história, para não estragar a diversão de quem a lerá. Vale a pena, pois está muito divertida, bem escrita e com um final surpreendente.
Com roteiro de Bianca Pinheiro, desenho de José Aparecido Cavalcante, arte-final de Thiago Martins e letras de Carlos Kina, a história tem 18 páginas, e como de praxe é a primeira HQ do gibi, a que tem está representada no desenho da capa, que mostra Cascão e Cebolinha atrás de uma árvore, intrigados com Dudu, Binho e André numa casa da árvore, com uma placa escrito “Clubinho”. No rodapé da capa está o título do gibi, “O outro clubinho”.
Tem André todo mês nas bancas
Não bastasse o André na história da capa, a última página interna do gibi ainda traz uma HQ da Revista Autismo — logicamente também com o personagem autista da Turma da Mônica —, intitulada “Dino-brincadeiras“, que foi publicada na edição número 7 (de dezembro de 2019). Vale lembrar que, desde abril deste ano (2023), a Mauricio de Sousa Produções e a Panini vêm publicando, todo mês, em ao menos um dos gibis de banca, uma HQ do André fruto da parceria da Revista Autismo com o Instituto Mauricio de Sousa (leia a notícia aqui), “furando a bolha” do autismo e levando a toda a sociedade informação a respeito do transtorno do espectro do autismo (TEA) e representatividade de autistas em HQs.