Tempo de Leitura: 2 minutos
Graduada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), Andréa Werner é escritora, ativista e deputada estadual. Depois do diagnóstico do filho, passou a atuar no cenário do autismo no Brasil, escrevendo para o blog Lagarta Vira Pupa, que chegou a se tornar instituto, e mais recentemente também recebeu o diagnóstico de autismo. Em entrevista ao podcast Espectros lançada nesta sexta-feira (25), Werner abordou sua trajetória e percepção sobre temas relacionados ao autismo.
Andréa morou em diferentes cidades e países. Ao receber o diagnóstico do filho Theo, em 2010, a jornalista criou o blog Lagarta Vira Pupa, que rapidamente se tornou um canal de referência para mães e pais de crianças autistas, num contexto em que a informação sobre o tema era escassa. Andréa compartilha sua experiência com o movimento político que surgiu em torno da luta por direitos, incluindo embates com o movimento biomédico e campanhas contra tratamentos abusivos como o MMS. Esses enfrentamentos, embora tenham custado sua saúde mental, ajudaram a pavimentar o caminho para sua entrada na política.
Durante a entrevista, ela falou sobre a importância de acompanhar o trabalho de políticos e fazer cobranças. “Não adianta ficar falando que odeia a política, porque a política é o problema, mas ela também é a solução. Se a gente votar bem, e não só votar, a gente acompanhar a pessoa, a gente cobrar a pessoa, é só assim que o cenário vai mudar”, argumentou.
A entrevista também trata das dificuldades enfrentadas enquanto parlamentar, como episódios de difamação, especialmente em 2023, ao se posicionar publicamente em pautas polêmicas como o Parecer 50 e políticas educacionais em São Paulo. No campo pessoal, Andréa compartilhou seus gostos simples: tempo com os cachorros, cuidado com o filho, leitura e maquiagem, um hiperfoco que virou momento terapêutico.
O Espectros é o podcast de entrevistas da Revista Autismo / Canal Autismo (acesse http://canalautismo.com.br/espectros). Mensalmente, o jornalista Tiago Abreu recebe as pessoas que constroem a comunidade do autismo no Brasil para saber mais sobre estes indivíduos além da história, seja familiar, profissional ou pessoal com o diagnóstico.