Tempo de Leitura: < 1 minuto
O podcast Introvertendo, produzido por autistas e com discussões sobre autismo, lançou nesta sexta-feira (7) o seu 172º episódio, chamado “Anti-neurodiversidade”. O episódio teve como objetivo discutir o porquê pessoas dentro da comunidade do autismo, sobretudo mães, profissionais e até alguns autistas, rejeitam a ideia de neurodiversidade.
A neurodiversidade é um conceito criado na década de 1990 pela socióloga australiana Judy Singer e se tornou bastante popular entre autistas ativistas. No entanto, questionamentos sobre representatividade, ciência e ativismo rondam o assunto.
Sobre o tema, o jornalista Tiago Abreu argumentou que é um debate pouco presente no Brasil. “Existe uma discordância nada pequena com a neurodiversidade, mas isso não é discutido de forma sistematizada. Por isso decidimos fazer um episódio mais denso e longo do que o normal, com várias referências teóricas, e até com desabafos sobre coisas guardadas há tempos conosco. Esperamos que isso ajude a comunidade a amadurecer em alguns aspectos”, afirmou.
O episódio está disponível para audição em diferentes plataformas, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.