Ícone do site Canal Autismo

Autista expõe suas obras artísticas no Museu da Inclusão, em SP, neste mês de abril

Autista expõe suas obras artísticas no Museu da Inclusão, em SP, neste mês de abril — Canal Autismo / Revista Autismo

Exposição de Augusto Mangussi.

Tempo de Leitura: 2 minutos

Desde a última quarta-feira (3), o Museu da Inclusão, equipamento cultural da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), apresenta a exposição “Um Olhar Azul”, do jovem artista plástico Augusto Mangussi. A mostra fica no museu todo o mês de abril e a entrada é gratuita.

“O Museu da Inclusão abre suas portas para receber esta exposição do jovem Augusto, dando voz à expressão artística que transcende barreiras e conecta corações. Neste mês de conscientização do autismo, celebramos não apenas as obras em tela, mas também o poder da arte como veículo de inclusão e entendimento”, ressalta o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), Marcos da Costa.

Publicidade

Ao todo estarão expostos sete quadros pintados por Augusto, autista que começou a pintar há cinco anos. Ele possui em seu currículo mais de 200 obras e sete exposições realizadas, sendo duas nos Estados Unidos. O jovem autista foi diagnosticado precocemente com o transtorno do espectro do autismo (TEA), e por meio da arte começou a desenvolver inúmeras habilidades, entre elas a social, adquirindo autoestima e confiança, traçando metas e sonhando até mesmo em fazer faculdade de artes.

A exposição “Um Olhar Azul”, se une a outra mostra “Apropriação da Paisagem”, que reúne registros fotográficos de pessoas com deficiências intelectuais e com TEA, que ficará em exposição no Museu da Inclusão até o dia 30 de maio.

Para o coordenador do eixo cultural da SEDPcD, Cassio Rodrigo, a exposição traz autonomia e protagonismo da pessoa com TEA. “Neste encontro entre arte e autismo, celebramos a autonomia e o protagonismo, elevando suas narrativas a um lugar de merecido reconhecimento”, explicou.

Serviço

Sair da versão mobile