Tempo de Leitura: < 1 minuto
O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com conversas sobre autismo, lançou nesta sexta-feira (27) o seu 184º episódio, chamado “Autismo e Atividades à Distância”. O episódio foi conduzido pelo estudante de biomedicina Luca Nolasco, o estudante de medicina Otávio Crosara e o analista de sistemas Paulo Alarcón, todos autistas, e traz relatos de experiência sobre atividades remotas de ensino e trabalho contextualizado ao autismo.
Luca foi diretamente afetado no seu curso de graduação, e afirmou que não se adaptou bem ao regime remoto. “Todo esse choque pra mim foi muito desgastante emocionalmente. Isso foi o pontapé final para eu de fato entrar na espiral de depressão. Eu tive que trancar meu curso, eu estava bem ruim e tirei o semestre inteiro pra fazer terapia, pra tomar remédio, pra melhorar e agora eu tô bem”, disse ele.
Paulo Alarcón, por sua vez, ingressou num trabalho totalmente remoto e, sem gastar o tempo de deslocamento, começou um doutorado. “Apesar de não ser um curso realmente focado no ensino à distância, tem sido pelo menos pra mim benéfico. Essa transição entre trabalho e estudo ficou muito mais rápido do que ter que atravessar a cidade para ir de um pro outro ou no caso da empresa que eu trabalho, que é sediada em São Paulo capital. A instituição onde eu faço doutorado fica em São José dos Campos, então seria um deslocamento muito maior (risos)”, contou.
O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.