6 de setembro de 2024

Tempo de Leitura: 3 minutos

O canal “Mundo Autista” lançou na última sexta-feira (06) uma série de recaps da nova minissérie da Disney, “O Som e a Sílaba”, que é protagonizada por uma personagem autista. Com isso, as jornalistas e escritoras Sophia Mendonça e Selma Sueli Silva, que são mãe e filha autistas, compartilharam suas impressões sobre o primeiro capítulo da produção e aspectos da narrativa. Nesse video de estreia, ambas as autistss comentam identificação com minissérie de Miguel Falabella.

Dessa forma, Selma & Sophia discutiram temas como a Educação Inclusiva para autistas adultos no contexto do Ensino Superior. Além disso, falaram sobre os desafios e possibilidades da inclusão no mercado de trabalho e a importância do olhar familiar para o que muitos chamam de superação. Assim, enquanto Selma elogiou a perspectiva sobre pessoas e suas especificidades, Sophia destacou a interpretação cuidadosa de Alessandra Maestrini e a direção sensível de Miguel Falabella. “A gente não precisa de uma série para ensinar como é o autista e como tratá-lo. Para isso, a gente já tem a vida real. A gente precisa de uma série para refletir sobre o que estamos fazendo com os autistas. Além de se divertir e se emocionar, porque a arte é para isso também “, ponderou a youtuber.

Publicidade
Genioo

Youtubers autistas comentam identificação com minissérie de Miguel Fabella

Sophia também disse que alguns momentos do episódio lhe serviram de gatilho. Isso aconteceu principalmente no trecho em que a protagonista pede para a professora lhe estender a mão. Isso porque a situação a fez relembrar de um episódio que passou enquanto cursava o mestrado. Apesar da aprovação com louvor, Sophia teve crises e se viu obrigada a mudar de estado para continuar com os estudos. “Foi nesse momento que eu percebi que muitas pessoas que trabalham com inclusão e tecem discursos e narrativas são vitoriosos em alguns pontos, mas quando a vida e as pessoas efetivamente lhes cobram a inclusão,  eles não incluem”, desabafou a mãe Selma.

Aliás, Selma Sueli Silva também sentiu-se tocada pela narrativa em momentos no qual a personagem precisa provar o seu valor profissional ou quando ela interage com familiares. Nesse sentido, destacou positivamente o personagem do irmão da personagem. “Ele olha para ela o tempo todo, para as suas especificidades e para as características que não agradam. Assim, ele tenta entender essas características”, observou a jornalista.

O Som e a Sílaba, nova minissérie de Miguel Falabella com protagonista autista, estreia no Disney+

“O Som e a Sílaba” é uma obra que transcendeu os palcos do teatro para encantar o público na televisão. Com a criação de Miguel Falabella, a história teve origem como uma peça teatral aclamada pela crítica e pelo público, que conquistou diversos prêmios e indicações. O sucesso nos palcos abriu caminho para a adaptação para o formato de série, que estreou recentemente no Disney Plus.

A trama gira em torno de Sarah Leighton, uma jovem talentosa e apaixonada por música que se encontra no espectro autista. Interpretada por Alessandra Maestrini, Sarah enfrenta desafios na comunicação e na interação social. Porém, ela encontra na música uma forma única de se expressar e se conectar com o mundo. A série acompanha sua jornada em busca do sonho de se tornar uma cantora de ópera, guiada por sua professora de canto, Leonor Delis, interpretada por Mirna Rubim.

Para as youtubers,  a representação de uma personagem autista em “O Som e a Sílaba” tem um impacto significativo. Isso ocorre especialmente para a comunidade autista. Ao mostrar Sarah como uma protagonista complexa, com seus talentos, desafios e sonhos, a série contribui para a quebra de estereótipos. E, também, para a promoção de uma maior compreensão sobre o autismo. Afinal, a personagem inspira e empodera pessoas autistas. Com isso, mostra que suas singularidades não as impedem de alcançar seus objetivos e de tocar o coração de outras pessoas através de suas paixões.

COMPARTILHAR:

Canal Autismo é a maior plataforma de conteúdo a respeito de autismo da América Latina e a maior do mundo em língua portuguesa.

A polêmica com autistas na proposta de regulamentação da Reforma Tributária no Senado

Vila Nova lança camiseta em apoio à autistas

Publicidade
Assine a Revista Autismo
Assine a nossa Newsletter grátis
Clique aqui se você tem DISLEXIA (saiba mais aqui)