Tempo de Leitura: < 1 minuto
O jornal Correio Braziliense publicou, nesta quinta-feira (6), uma reportagem sobre a relação de autistas com as artes, como a literatura, música e escultura. Um dos entrevistados foi Nícolas Xavier da Silva, de 17 anos, que é escritor e autor do livro Astro Guardiões: A Busca das Dez Fontes. Nícolas começou a escrever aos 10 anos e encontrou na literatura uma forma de terapia eficaz.
A reportagem também traz a história de Karoline Queiroz Rocha Moura, de 28 anos, que é artesã e descobriu o diagnóstico de autismo há dois anos. Karoline faz amigurumis de crochê e usa a arte para regular emoções e se comunicar. “Tenho dificuldade em expressar meus sentimentos e falar às pessoas o que elas significam para mim. É produzindo esculturas que consigo me expressar. Se estou numa fase depressiva, praticamente não faço arte, e isso me deixa muito introspectiva”, contou.
Outros entrevistados foram Lorenzo Barreto Graça Gomes, de 21 anos, que é multi-instrumentista e protagonista do documentário Meu amigo Lorenzo, e integrantes da banda Timeout, que é composta por músicos autistas, incluindo Nina Pinheiro de Almeida (tecladista e vocalista) e João Gabriel Melo (vocalista).