Tempo de Leitura: < 1 minuto
O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (24) o seu 188º episódio, chamado “Empatia e Teoria da Mente”. O episódio trouxe, como entrevistado, o psicólogo, professor e autista João Paulo Martins, que discorreu sobre as dificuldades de autistas em torno da Teoria da Mente.
João afirmou que a Teoria da Mente não é uma teoria, como algumas pessoas podem pensar. “O que ela quer dizer, na verdade, é uma habilidade. Ela não é uma teoria literal, é uma habilidade de você reconhecer ou não estados mentais, estados emocionais ou aquilo que leva uma pessoa a fazer determinada coisa por uma situação emocional”, contou.
O episódio foi conduzido pela engenheira Thaís Mösken e o jornalista Tiago Abreu, que perguntaram sobre estereótipos de que autistas não possuem empatia. João Paulo também abordou isso. “Autistas de fato tem empatia. A questão é o reconhecimento e a forma de demonstração. E aí entra propriamente na própria questão do que é esperado que uma pessoa responda, o que a gente chama do que é adequado, e essa é a própria questão da adequação do que é pra responder em uma determinada situação é uma coisa que eu acho que dá muito assunto”, afirmou.
O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.