Tempo de Leitura: < 1 minuto
O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos e com diálogos sobre o autismo, lançou nesta sexta-feira (3) o seu 198º episódio, chamado “O Fim da Síndrome de Asperger e a Supremacia Aspie”, que aborda a descontinuidade do diagnóstico de Asperger na nova edição da Classificação Internacional de Doenças (CID), a CID-11, que entra em vigor em 2022.
A discussão, que contou com o jornalista Tiago Abreu e a arquiteta Carol Cardoso, aborda o contexto histórico em que o diagnóstico de Síndrome de Asperger surge, o impacto sociocultural que trouxe para a comunidade do autismo, a discussão para o fim do diagnóstico em 2013 no DSM-V e, mais recentemente, o polêmico fenômeno da “supremacia aspie” – relacionada a autistas que se consideram superiores em relação a população em geral.
No episódio, Carol Cardoso afirmou a importância do tema. “Aprender mais sobre a história do autismo é muito importante para ter mais clareza sobre esse diagnóstico. E inegavelmente a Síndrome de Asperger é um aspecto muito importante da nossa história”, destacou.
O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.