Tempo de Leitura: 2 minutos
Autistas e familiares participantes da comunidade do autismo comemoraram virtualmente o Dia do Orgulho LGBTQIA+ nesta segunda-feira (28). A data é comemorada anualmente em 28 de junho em memória ao dia em que homossexuais, lésbicas, bissexuais e pessoas trans frequentadoras do bar Stonewall Inn, nos Estados Unidos, se rebelaram contra a repressão policial.
A psicóloga e ativista Kmylla Borges aproveitou a data para escrever um texto sobre sua vida como autista lésbica. “Era lgbtqia+ antes de saber o que é isso, era autista antes de saber. A sociedade tem essa ‘mania’ de querer normalizar tudo”, afirmou.
Ver essa foto no Instagram
A jornalista Sophia Mendonça, que é autista e trans, também fez reflexões sobre interseccionalidade. “Os discursos de que nós “escolhemos” esse caminho tortuoso, a despeito de que ser LGBTQIA+ não é escolha, por exemplo, abrem precedentes para nos tornarmos ainda mais vulneráveis nessa estrutura social mais ampla”, disse ela.
Amanda Ribeiro, do perfil @mamãequeviaja, questionou o preconceito de mães de crianças com deficiência em relação a pessoas LGBTQIA+. “Se você é uma pessoa com deficiência ou mãe de uma pessoa com deficiência você faz parte de uma minoria e provavelmente já viveu discriminação, preconceito, constrangimento, você sabe o que é ser excluído!”, disse.
Em junho, também publicamos histórias de autistas LGBTQIA+ no texto “Entre dois armários“.
Confira tweets de autistas sobre o tema:
Minha própria existência é política. Não tem como eu deixar de ser eu. O simples fato de eu estar vivendo e ocupando espaços, apesar do preconceito da sociedade, já é um ato de resistência. #DiaDoOrgulho
— Rodiesel 🛸 (@rodieseldepizza) June 28, 2021
Hoje é o dia do Orgulho LGBTQIA+. Em 1969, pessoas LGBTs fizeram uma rebelião contra o tratamento truculento da polícia de Nova York. Desde então, o termo Orgulho é uma questão política, para reverter a lógica de uma sociedade preconceituosa.
— autista_que_fala ♿️🌈 (@autistaquefala) June 28, 2021
#pride🌈 , respeito e amor para todos 💖💙💛💜💚 em Rio de Janeiro, Rio de Janeiro https://t.co/5repRVBGva
— Erika Toretto 🕹️ twitch.tv (@Being_Erika) June 28, 2021