Tempo de Leitura: 2 minutos
O podcast Introvertendo, produzido por autistas e dedicado a discutir autismo, lançou o seu 203º episódio nesta sexta-feira (25) com um debate sobre a série As We See It (Nosso Jeito de Ser), distribuída pela Amazon Prime.
O episódio, apresentado por Tiago Abreu, que é jornalista e autista, contou com as participações da dentista Bianca Galvão, o estudante de Ciências da Computação Bruno Soares e a bióloga e professora Nicolly Amaral. Os três são diagnosticados com autismo.
Na ocasião, os três falaram sobre o elenco da série. “Eu gostei muito primeiramente do fato de que personagens autistas são representados por atores autistas. Isso pra mim já ganhou muito e me incentivou a ver a série. O elenco secundário eu gostei muito dos atores, eu acho que eles não estavam exagerando, estereotipando”, disse Nicolly Amaral.
Apesar disso, também houveram críticas à As We See It. “Eu não gostei muito de como eles estruturaram a narrativa da série. A premissa me parece um pouco boba, parece até um experimento social. Porque a princípio são famílias que se juntam para tentar dar mais independência pros filhos. Mas essas pessoas mal parecem se conhecer. Nenhuma das tramas envolve os três”, Bruno Soares afirmou.
Já Bianca Galvão gostou bastante da série, principalmente do personagem Jack (Rick Glassmann). “Foi o personagem que eu mais me identifiquei porque eu sou muito assim também de falar essas coisas, de ter esse tipo de humor que muitas das vezes os neurotípicos não entendem”, destacou.
Eles também fizeram críticas pontuais a aspectos do roteiro, como a construção da personagem Violet (Sue Ann Pien) e a relação com seu irmão, Van (Chris Pang). “A série sempre tenta adicionar nuance numa coisa que não necessariamente deveria ter e acaba passando essa ideia que na minha opinião é falsa, que os autistas são um perigo sexual pra sociedade, que são rudes com chefe. Eu não acho que isso seja verdade”, Bruno disse.
O episódio está disponível para ser ouvido em diferentes plataformas de podcast e streaming de música, como o Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Google Podcasts, Amazon Music e CastBox, ou no player abaixo. O Introvertendo também possui transcrição de seus episódios e uma ferramenta em Libras, acessível para pessoas com deficiência auditiva.