Tempo de Leitura: < 1 minuto
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (7), um projeto de lei que garante o direito de oferecer atendimento educacional especializado a estudantes autistas em escolas públicas e privadas.
Segundo a Agência Câmara de Notícias, o texto será encaminhado ao Senado e, nele, está descrito que escolas privadas não podem cobrar taxas adicionais de nenhum tipo nas mensalidades, anuidades e matrículas de estudantes autistas que recebem apoio escolar especializado. Além disso, também não podem limitar o número de estudantes autistas nas salas de aula em qualquer nível ou modalidade de ensino.
O projeto exige que a formação dos profissionais de educação nas instituições de educação infantil inclua tópicos sobre o autismo na primeira infância e o trabalho integrado com equipes multidisciplinares para identificar sinais que permitam o encaminhamento dos alunos para serviços de saúde pública e diagnóstico precoce.
O projeto também adiciona à Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista a garantia de atendimento educacional especializado gratuito e a criação de condições para o desenvolvimento intelectual, social e afetivo dos estudantes autistas em escolas públicas, instituições comunitárias e instituições confessionais ou filantrópicas sem fins lucrativos que oferecem educação especial.