Tempo de Leitura: 2 minutos
Ontem, no Dia Mundial de Conscientização do Autismo, 02.abr.2025, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), em parceria com a ViaMobilidade, inaugurou uma sala de acomodação sensorial (SAS) para pessoas autistas e neurodivergentes na estação Santa Cruz — Linha 5-Lilás do metrô paulistano. Projetada pela arquiteta Ana Paula Chacur e especialmente desenvolvida para acolher passageiros durante crises sensoriais, a sala possui isolamento acústico, controle ajustável de iluminação e poltronas individuais com revestimentos laterais, oferecendo um ambiente confortável e seguro para regulação sensorial.
“A SAS, assim como outras políticas públicas que garantam a acessibilidade sensorial às pessoas autistas, têm sido um trabalho que, como arquiteta e ativista pela causa, tenho me dedicado a tirar do papel há anos. Portanto, esta é uma realização para celebrarmos nesse dia 2 de abril. Afinal, como dizia Nelson Mandela ‘Tudo parece impossível, até que seja feito'”, disse Chacur, que também é mãe de autista e se dedica ao estudo da acessibilidade arquitetônica, principalmente com foco em autistas e pessoas com outras neurodivergências. Ana Paula Chacur iniciou uma parceria com o Metrô de SP “acidentalmente”, após uma crise sensorial de sua filha, Helena, autista nível 3 de suporte, na estação Jabaquara, em 2019, quando foi ajudada pelos seguranças do metrô de forma muito empática. Após isso, Chacur projetou a primeira SAS do Metrô de SP, na estação Tatuapé, inaugurada em 2023.
“Nosso compromisso é tornar São Paulo cada vez mais acessível e inclusiva. A inauguração desta SAS representa um avanço significativo para que pessoas autistas e neurodivergentes tenham uma experiência de transporte público mais acolhedora”, afirmou Marcos da Costa, secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência.
Acessibilidade
A iniciativa amplia as políticas de acessibilidade já existentes e integra um conjunto mais amplo de ações voltadas à inclusão social. Além da nova SAS, a estação Santa Cruz passa a contar com um Centro de Informação à Pessoa com Deficiência, oferecendo atendimento presencial e on-line, esclarecimento de dúvidas e pequenos reparos em cadeiras de rodas e bengalas.
Atualmente, cerca de três mil pessoas com deficiência utilizam mensalmente a Linha 5-Lilás, que já oferece múltiplas soluções de acessibilidade como pisos e rotas táteis, elevadores, rampas de fibra de vidro, mapas em braille, assentos preferenciais e banheiros adaptados. Outras SAS já estão disponíveis nas estações Pinheiros, Tatuapé e Barra Funda.
“Para nós, da ViaMobilidade, esta inauguração reforça nosso compromisso com a inclusão e o impacto social positivo. Buscamos proporcionar experiências cada vez melhores aos milhares de passageiros que utilizam nossas linhas de metrô e trem”, destacou Antonio Marcio, diretor da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17.