Tempo de Leitura: < 1 minuto
O podcast Introvertendo, produzido por autistas adultos, está com data de retorno agendada para o dia 3 de março. Apesar disso, integrantes do projeto adiantaram que o programa seguirá em 2023 com temas inéditos e continuações de séries relacionadas ao autismo.
Entre os assuntos confirmados ainda para o primeiro semestre do ano, estão autismo e altas habilidades, autismo e bullying, a série Uma Advogada Extraordinária e a alexitimia. Outra novidade destacada pela equipe do projeto é uma nova versão do episódio Mulheres Autistas e uma continuação de 50 Tons de Autismo, desta vez apenas com mulheres falando sobre autismo e as relações sexuais.
Em 2022, o Introvertendo lançou episódios a cada duas semanas, num ritmo mais lento. Segundo Tiago Abreu, um dos idealizadores do programa, a periodicidade do projeto será diferente. “Vamos voltar aos episódios semanais de forma contínua como nos anos anteriores. A diferença é que em 2023 vamos ter alguns meses de pausa total, como se tivéssemos temporadas. A ideia é que a primeira parte do ano comece em março e termine em junho”, contou.
Em maio deste ano, o podcast completará 5 anos de existência. Os planos dos podcasters é de uma comemoração em grande estilo. “Sempre fazemos episódios especiais de aniversário. Só que, desta vez, a ideia é de lançar pelo menos dois conteúdos especiais. Ainda estamos estudando algumas ideias, e tudo depende do nosso cronograma”, adiantou Tiago.
O programa é o primeiro podcast do gênero do Brasil e surgiu em maio de 2018 por iniciativa de estudantes autistas da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. Atualmente, fazem parte dele um total de oito integrantes: Luca Nolasco, Tiago Abreu, Otavio Crosara, Michael Ulian, Thaís Mösken, Paulo Alarcón, Willian Chimura e Carol Cardoso.